Casa Assombrada em Belas – Uma Visita Diferente

E agora para algo completamente diferente, se gosta de teatro, mas que não é bem teatro, se gosta de filmes de terror e fantasmas, mas não é um filme e “não tem fantasmas”, e adora experiências ligadas ao oculto e à escuridão, então este projeto é uma experiência que não vai querer perder, chama-se Casa Assombrada e é da responsabilidade do Teatro Reflexo.

Mas afinal o que é isto da Casa Assombrada? É uma casa mesmo assombrada ou uma peça de teatro? Bem, este é um desafio que só quem lá for e experimentar poderá responder, mas nós vamos tentar dar-lhe aqui algumas luzes.

O Projecto Casa Assombrada é uma iniciativa da Reflexo – Associação Cultural e Teatral, que depois de vários anos em Lisboa, numa casa apalaçada em Alcântara, se mudou (embora forçado) para Belas, no Concelho de Sintra, para a Quinta da Assunção.

E que melhor localidade para esta Aventura que o místico e cheio de lendas Concelho de Sintra? Mas e porquê Belas e esta casa? Para além do facto é claro de estar vazia e desocupada?

casa_assombrada-001O que podemos dizer sobre o local escolhido? Tem algo de especial? Isso só no fim da experiência é que o visitante poderá responder, entretanto, podemos-lhe adiantar que a Quinta Nova da Assunção é atualmente propriedade da Câmara Municipal de Sintra, e já foi palco de exposições, encontrando-se agora vazia.

 

Sobre ela sabemos que foi edificada por volta de 1860, por João Maria da Silva Rego, na altura em pleno centro de Belas e junto à Igreja. É um edifício de estilo oitocentista, neoclássico, com várias influências “exóticas” e românticas na decoração, como por exemplo o salão chinês e as pinturas em trompe l’oeil nas paredes das restantes divisões e corredores, na sua maioria cenas de natureza. No exterior destacam-se uns vastos e bonitos jardins, com pequenos pavilhões, tanques, lagos e um notável conjunto azulejar.

E é nesta bela casa, ao longo das suas mais de 25 assoalhadas que decorre a “experiência”, que é a cima de tudo uma experiência que joga com o medo e os receios de cada um. No final, o objetivo do jogo é encontrar a saída da propriedade.

casa_assombrada-002As sessões decorrem todas as quintas, sextas e sábados, entre as 21h30 e as 24h00, e têm a duração de 50 minutos, com a entrada de seis grupos (de 9 pessoas cada), de 30 em 30 minutos por noite. As visitas são acompanhadas de um audioguide, que ao longo da visita vai acompanhar o visitante, contando-lhe algumas “histórias”, ora ligadas com a casa ora não. Ao longo da noite o visitante vai passar por diversas provas que irão por à prova a sua coragem, e a sua fé.

Para não estragar o efeito surpresa, e a pedido da organização, não lhe podemos revelar aqui o que se vai passar, mas podemos adiantar que cada pessoa vive esta experiência de uma forma diferente, depende é claro, da “fé”, da crença e da coragem e medos de cada um.

A experiência Casa Assombrada decorre às quintas, sextas e sábados, das 21h30 às 00h00, com entradas de 30 em 30 minutos, grupos de 9 pessoas de cada vez, e os bilhetes custam 10 euros por pessoa, pagos no local. As participações são feitas exclusivamente por reserva por email para: reservas.casassombrada@gmail.com. De salientar que já se encontram esgotadas as sessões para os meses de junho, julho e setembro, estando já abertas as inscrições para outubro.

Para participar nesta experiência há regras que aqui deixamos:

  • A visita tem uma duração média de 50 minutos.
  • É aconselhável roupa e calçado confortável.
  • É expressamente proibido entrar na propriedade com qualquer tipo de aparelho electrónico, seja de comunicação, captação de imagem ou som ou ainda qualquer outro tipo de objecto gerador de luz, (ex. lanternas, isqueiros, lasers ou outros.)
  • A experiência é para maiores de 16 anos e não é recomendada a grávidas ou pessoas com problemas cardíacos.
  • Uma vez iniciada a visita, é impossível haver desistências, à semelhança de uma montanha russa ou de um voo de avião.

Agora é consigo, atreva-se!

Reportagem de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.