Carta De Verão Do Populi Apresenta Novidades De Gastronomia Mediterrânica

Reportagem de Tânia Fernandes

Populi - River Caffé & Restaurant

O restaurante Populi, no Terreiro do Paço, está a celebrar o quinto aniversário e acaba de apresentar uma nova carta, com sugestões em harmonia com as temperaturas de verão. Mais do que uma simples refeição, o visitante encontra aqui uma experiência gastronómica repleta de desafios e sensações.

A esplanada, numa das praças mais bonitas do país, alimenta também o olhar, com a bela vista para o Tejo. Vale a pena começar pelo couvert, composto por focaccia de alecrim, pão de alfarroba, manteiga de trufa e cogumelos, tapenade e azeite com redução de balsâmico (2,80 euros/ pessoa).

Populi – River Caffé & Restaurant

As entradas sempre foram um dos pontos fortes deste espaço. Continuam com uma boa variedade, a pedir mesmo que a refeição não passe desta secção, numa lógica de partilha. A não perder, o requeijão assado, doce de tomate verde e cebola roxa, canónigos e torricado de pão rústico (6,50 euros), o tártaro de atum e abacate com lima, coentros e maionese de wasabi (8,50 euros) e o carpaccio de novilho em forma de sushi com cogumelos shitake, chips de parmesão e vinagrete de estragrão (7,90 euros). Este último, a piscar o olho aos amantes de sushi. Para quem prefere os petiscos tradicionais, pode optar pelo Camarão à la Guilho (15,80 euros) ou a Amêijoa da Ria Formosa à Bulhão Pato (15,80 euros).

Sala de estar de muitos turistas que visitam Lisboa, o Populi também vem dar resposta às solicitações de pratos de bacalhau que recebe diariamente. Aumentou a oferta nos pratos de bacalhau com a introdução do Bacalhau lascado com tomatada de poejo e broa de milho crocante (17,50 euros) e da Caldeirada de Bacalhau (38,50 euros, para duas pessoas), mas manteve o clássico Bacalhau confitado com puré de grão e bok choy (17,50 euros), na carta desde a abertura do restaurante, tal como o Polvo com texturas de batata doce e grelos (21,50 euros).

Nos Comeres do Prado, a proposta é para o Carré de borrego, crosta de pinhões e pimentos vermelhos, couscous de vegetais e gengibre (19,50 euros) e o Entrecôte, 250gr, com 30 dias de maturação, legumes na grelha e feijão (21,50 euros).

Há um reforço dos pratos vegetarianos, com o Hambúrguer vegetariano de seitan, tofu, cogumelos, mix de legumes e nozes com maionese de wasabi e aromas de sésamo em pão de beterraba (12,50 euros). Outra opção é o Risotto de cogumelos (Portobello, Pleurotus, Paris e Marron) aromatizado com trufa preta (14,90 euros).

Para selar a refeição, o destaca-se o Clafoutis de Ginja de Óbidos (6 euros) que usa um ingrediente tradicional português.

Esta carta tem, além de novas sugestões, conta também com algumas recriações do chefe executivo, o italiano Giorgio Damásio, servidas pelo chefe residente, Ricardo Estevas.

O Populi serve almoços entre as 12h00 e as 15h30 e jantares entre as 19h00 e as 00h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.