Caravel On Wheels – Uma Experiência Turística E Rica Em História Em Lisboa

Reportagem de Tânia Fernandes (texto) e António Silva (fotografias)

Sabe onde nasceu Santo António? E conhece a origem da expressão “obras de Santa Engrácia”? Ou como era Lisboa no tempo dos Romanos? Qualquer manual de história lhe dá a resposta, mas pode também embarcar na Caravel on Wheels, uma visita turística a Lisboa, com uma interessante seleção de informação histórica.

A nossa viagem teve início na Baixa Pombalina. Embarcámos num autocarro descoberto, em forma de caravela. Com os auriculares encaixados nos tablets dispostos à nossa frente, podemos complementar a viagem turística por Lisboa, com detalhes históricos, apresentados em vídeo e imagem.

É verdade que é a paisagem que mais nos prende a atenção, e a explicação que nos chega através da voz off é suficiente para complementar o que retemos através do olhar. Mas acabamos por deitar um olhar ao monitor interativo e comparar a realidade com o que terá sido a cidade em tempos idos.

Encontramos informação simples, interessante e que, por vezes, nos fazer querer ir mais além. A história, aquelas expressões que já tantas vezes ouvimos, a origem da toponímia e algumas lendas subjacentes a curiosidades da cidade são explicadas ao longo de um percurso que tem a duração de quase duas horas. Tudo servido com agradáveis intervalos de boa música portuguesa, que nos faz cantarolar, cabelos ao vento.

De acordo com os guias, “os conteúdos tiveram a aprovação de muitas entidades oficiais, e temos tido uma excelente receção por parte de professores e alunos”. Admitimos que, de facto, estudar história ou geografia de Portugal torna-se muito mais simples com uma destas experiencias, pela facilidade com que ligamos conteúdos à realidade.

O passeio tem início na Baixa Pombalina, passa por Alfama, Mouraria, contorna o Castelo, segue pelo Chiado, sobe ao Jardim da Estrela, desce a Alcântara e continua pela zona ribeirinha até Algés, regressa pelo Restelo e faz uma pequena pausa em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. O regresso ao centro da cidade, faz-se junto ao rio, com passagem pelo Cais do Sodré, Terreiro do Paço e Rossio de regresso à Praça do Município.

A Caravel On Wheels tem saídas diárias do centro de Lisboa, de 2 em 2 horas, entre as 10h00 e as 18h00. A saída às 14h00 não se realizam às quartas-feiras, domingos e feriados. Está disponível em várias línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Os bilhetes podem ser reservados através do site e custam 20 euros (adultos), 18 euros (mais de 65 anos) e 12 euros (criança dos 3 aos 12 anos). É gratuito para crianças com menos de 2 anos.

Entre os dias 1 e 4 de junho, vai estar em vigor a promoção de dia da criança: na compra de 1 bilhete de adulto ou de sénior é oferecido 1 bilhete de criança (reserva obrigatória para o telefone 215 955 155, sujeito a disponibilidade).