Cantor E Compositor Gui Aly Vence Edp Live Bands Portugal

Reportagem de Tânia Fernandes (texto) e António Silva (fotografia)

Gui Aly
Gui Aly

Gui Aly foi o vencedor da 7ª edição do concurso Edp Live Bands Portugal, numa edição especial, marcada pelo ano atípico que atravessamos. A final teve lugar este sábado, no Campo Pequeno. Assistiu, no local, um número controlado de convidados, com o distanciamento recomendado, mas a sessão foi transmitida em direto pelo youtube, e acompanhada por todos os interessados. A emoção tomou conta de todos os que pisaram o palco.

“Festejar, em segurança” foi a vontade que Gui Aly manifestou, ao final da tarde de sábado, com o troféu na mão. Uma combinação de nervosismo com felicidade tomou conta do jovem de 19 anos que, numa participação a solo, arrebatou o primeiro lugar. Com esta vitória, Gui Aly assegurou uma atuação no palco no NOS Alive 2021, em Algés, e no Mad Cool Festival 2021, em Madrid. Além destas duas participações, ganhou ainda a oportunidade de gravar um disco com a Sony Music, produzido pelo músico Hélio Morais, um videoclip e a possibilidade de atuar em quatro showcases na FNAC.

A tarde começou com a atuação da dupla y.azz x b.mywinz, vencedora da edição anterior do edp live bands. Trouxeram ainda um convidado especial, Komet, que atuou no tema “Did it all again”. Seguiram-se as atuações das bandas finalistas Frane Selak, o rapper de Mirandela que foi também a escolha do público; Bosque (quarteto de Lisboa); Guy Ali (o vencedor desta edição); Pedra Mestre (a banda de Lisboa criada por três amigos que já partilhavam outra banda anteriormente, os For Peter Sake); Vila Martel (projeto de música rock, com som moderno e caráter português) e os Zanibar Aliens (os finalistas veteranos, que admitiram ainda se intimidar ao pisar o palco).

A sessão contou ainda com a atuação dos PAUS, cujo elemento Hélio Morais, integrou o júri desta edição. Álvaro Covões assinalou a importância deste dia “pois oito bandas pisaram um palco, ao vivo, em Portugal”. Todo o calendário do edp live bands, teve de ser ajustado, face aos constrangimentos provocados pela pandemia. Os músicos participantes deram conta das dificuldades sentidas ao logo do ano, mas também de uma grande alegria de estar finalmente a poder mostrar o seu talento ao grande público.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.