Caixa Ribeira Com Mais Oito Fadistas Confirmados

unnamed (73)Jorge Fernando, Fábia Rebordão, FF, Sandra Correia, António Laranjeira, Kiko, Mara Pedro e Liana são as mais recentes confirmações do Caixa Ribeira, o festival de fado que vai decorrer nos dias 12 e 13 de junho, na Ribeira do Porto.

Jorge Fernando acompanhou Amália, escreveu para Camané e Ana Moura e tem uma carreira construída de inúmeras edições e produções. Chamam-lhe Fado é a última obra do músico, que estará no Caixa Ribeira acompanhado de alguns amigos que serão anunciados brevemente.

Um dos predicados de Jorge Fernando é a capacidade de descobrir talentos. Um deles chama-se Fábia Rebordão. Prima de Amália, a jovem fadista estreou-se com A Oitava Cor. Rebordão escreveu muitos dos temas do seu disco, edição que conta igualmente com composições de Jorge Fernando e poemas de Aldina Duarte ou Manuela de Freitas.

Já FF passou pelo fenómeno televisivo Morangos com Açúcar, mas é na música que tem vingando. Tem uma voz segura capaz de juntar a modernidade com a tradição. Vem apresentar Saffra, disco lançado o ano passado. Sandra Correia é fadista residente no Clube de Fado, em Alfama. Tem uma carreira de duas décadas e muitos palcos percorridos por esse mundo fora. Todos eles vão atuar na sala 1 do Hard Club.

A sala 2 do mesmo espaço receberá também António Laranjeira, que representou no musical Amália de La Féria, escreveu poemas para, entre outros, Ana Moura, e mais recentemente editou o disco de fados Luz. Kiko tem apenas 14 anos mas as suas qualidades já são conhecidas por muitos. Em 2012 venceu, na categoria Infantil, o Grande Prémio do Fado RTP/Rádio Amália.

Mara Pedro é outra jovem fadista. Com 15 anos de idade, já editou 3 discos que ressoam a sua voz encantadora: Doce Fado, Fado Alma do Mundo e Fado Sorriso.

Liana já ganhou duas Grandes Noites do Fado no Coliseu dos Recreios e tem como grande marco na sua carreira a interpretação de Amália no musical de La Féria. Com passagem pela world music, é no fado que se abriga. O disco Embalo é o melhor cartão de visita da sua trajetória artística.

O bilhete único para os dois dias tem o preço de 28 euros, passando a 35 euros nos dias do Festival. Os clientes da Caixa Geral de Depósitos poderão usufruir de um desconto de 10% na compra de bilhetes.

Texto de Sandra Mesquita

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.