Caixa Alfama Já Tem Cartaz Fechado

O cartaz da 4ª edição do Caixa Alfama, que decorre no bairro histórico de Lisboa, nos dias 23 e 24 de setembro já está fechado. Por aqui vão passar nomes como Carminho, José da Câmara, António Pinto Basto, Marina Mota, Gisela João, Maria Ana Bobone, entre tantos outros.

Este ano o festival conta com dez palcos, dois novos, para além do Fado à Janela. São eles: Palco Caixa – junto ao rio; Restaurante do Museu do Fado; Auditório do Museu do Fado; Palco Casa Ermelinda Freitas no Largo das Alcaçarias; Igreja de São Miguel; Palco Tofa no Grupo Sportivo Adicense; Sociedade Boa União; Centro Cultural Dr Magalhães Lima; Largo da Igreja de Santo Estevão; Clube Lusitano; e Fado à Janela no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel.

Gisela João
Gisela João

O Palco Caixa – o maior do festival – vai receber Carminho, Ricardo Ribeiro e Gisela João no dia 23, e no dia 24 tem lugar um Tributo a beatriz da Conceição com Filipa Cardoso,Maura Airez, Sara Correia, Artur Batalha, Diogo Rocha, Miguel Ramos, Pedro Galveias, Raquel Tavares e  celebrarão um tributo a uma das maiores Fadistas de sempre, modelo inspirador de todos.

Beatriz da Conceição, teve uma carreira com mais de cinco décadas, tendo passado por vários palcos, como o Teatro de Revista e musicais televisivos de La Féria. Com carreira iniciada em 1965 cantou génios da palavra, granjeando fama e clamor quando  quando José Carlos Ary dos Santos lhe escreveu, “Meu Corpo”, tema musicado de Fernando Tordo, também conhecido como “Fado da Bia”.

Um dos novos espaço do festival é o Palco Caixa Futuro, na Sociedade da Boa União, que receberá um conjunto de novos talentos que prometem confirmar-se como nomes sólidos do Fado: Luana Velasquez, João Leote, Margarida Ribeiro, Mariana Botas, Pedro Pereira, Bárbara Santos, Rodrigo Figueira e Beatriz da Conceição. O Palco que já lançou nomes como Kiko, que acabou de editar novo álbum, promete voltar a ser um viveiro de novos talentos.

Os dois palcos do Museu do Fado – Auditório e Restaurante, também já têm o cartaz alinhado. No Auditório poder-se-á escutar o fado na voz de António Parreira, Guilherme Banza, Pedro Calado e Kiko. No Restaurante estarão António Pinto Basto; Carla Pires e o espetáculo Fado Nação com Maria da Nazaré e António Passão, dois fadistas com estilos diferentes, numa viagem às raízes do Fado tradicional e musicado, onde se canta as mais belas influências do folclore, marchas e canção nacionais, numa abordagem internacional com criação musical própria.

caixa_alfama2016-001Pelo Palco Casa Ermelinda Freitas, instalado no típico Largo das Alcaçarias, vão passar FF e Fábia Rebordão na sexta, e José Gonçalez & Sangre Ibérico no sábado.

O Palco Tofa, no Grupo Sportivo Adicense, faz parte deste Festival desde a primeira edição, quem passar por aqui poderá assistir às atuações de José da Câmara, Beatriz, João Casanova e Vânia Duarte.

Já o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima recebe Marina Mota e Marco Oliveira na sexta feira, e no sábado Marco Rodrigues e Aldina Duarte.

O cartaz do Clube Lusitano, um espaço centenário, apresenta nomes como José António, José Quaresma, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, Rui Vaz, Linda Rodrigues e Ana Marta.

O Fado e a religião sempre estiveram intimamente ligados, e vários fadistas têm expressado nas suas palavras as suas convicções religiosas. A completar a programação da edição de 2016 do Caixa Alfama a programação da Igreja de São Miguel e do Adro da Igreja de Santo Estevão e também dois dos espaços mais apreciados pelo público, o Fado à Janela no Largo de São Miguel e no Largo do Chafariz de Dentro.

caixa_alfama2016-003São inúmeros os fados gravados em honra de Nossa Senhora. A fé ou a espiritualidade, unidas num lugar especial, ressoarão por vozes já conhecidas e por novos fadistas. Os Fados a Nossa Senhora por Sérgio Martins, Patrícia Costa, Ana Pinhal e Miguel Xavier, e o Fado Rezado com Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto, completam a programação da Igreja de São Miguel juntamente com Maria Ana Bobone.

Pelo Adro da Igreja de Santo Estevão vão passar Cláudia Madur, Cidália Moreira, Carlos Leitão e Nathalie Pires.

Protagonistas habituais da Missa Cantada, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto vão maravilhar num espetáculo sob título Fado Rezado, que contará com temas religiosos, de cariz e natureza católicas, acompanhados à guitarra e viola.

Patrícia Costa, Ana Pinhal e Miguel Xavier – três vozes jovens de grande qualidade vão cantar temas como Avé Maria Fadista, Fado a uma velhinha, Nossa Senhora do Fado entre outros.

O Fado à Janela no Largo de São Miguel e no Largo do Chafariz de Dentro é já um dos momentos mais acarinhados pelo público do Caixa Alfama. Este ano, no Largo de São Miguel teremos os guitarristas Jorge Silva, Miguel Monteiro e José Manuel Rodrigues, já no Largo do Chafariz de Dentro estarão Flávio Cardoso, João Filipe e António Oliveira.

O bilhete único para os dois dias vai ter um preço de 38 euros, passando a 45 euros nos dias do festival e vão estar à venda no Museu do Fado, online e locais habituais. Os clientes Caixa têm 10% de desconto na aquisição dos bilhetes com um cartão de débito ou crédito Caixa, no Museu do Fado. Os bilhetes devem ser trocados por uma pulseira no Museu do Fado, nos dias do festival.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.