BTL Arranca Daqui a Uma Semana Com Expectativas Elevadas e Uma Forte Aposta no Turismo Interno

btl2015A 27ª edição da BTL arranca já na próxima semana, de 25 de fevereiro a 1 de março, com mais de 1000 empresas e entidades, nacionais e estrangeiras, e prevê receber perto de 70 mil visitantes.

Os primeiros dias de BTL serão reservados aos profissionais do sector do Turismo, e no dia 27, a partir das 18h00 e durante todo o fim-de-semana, o salão abre as suas portas ao grande público, como já é habitual.

O objectivo para 2015 é consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito, assim a BTL 2015 pretende criar um hub para a Lusofonia, através do programa  Hosted Buyers. O programa de compradores internacionais desta edição inclui uma área específica para o Brasil mas o objectivo é tornar-se cada vez mais abrangente e estender-se a Cabo Verde, Moçambique e Angola.  Para reforçar este programa de Hosted Buyers prevê-se que a edição este ano da BTL venha a receber mais de 2.500 profissionais estrangeiros e alcançar as 3 mil reuniões profissionais durante a feira. A apoiar esta iniciativa estão a TAP, Turismo de Portugal e Entidades Regionais, bem como representação dos operadores (Citur, Oásis Travel, AIM Group International e TA DMC), e ainda representantes dos hotéis de Lisboa designadamente Dom Pedro Palace, Sana, Sheraton, Turim, Mundial, Altis, e Porto Bay.

A nível da tecnologia, foram apresentadas varias novidades, uma delas é o desenvolvimento de uma nova plataforma de agendamento de reuniões, mais “user friendly” para os profissionais. A outra é o lançamento uma aplicação para plataformas móveis (iPhone e Android), sendo possível através dela aceder às melhores promoções de viagens, estadias em hotéis, etc. Na prática, todas as empresas expositoras poderão promover os seus produtos e ofertas junto do grande público, com a particularidade desta nova aplicação permitir a venda directa.

Mais uma vez o enfoque será feito nos produtos turísticos e na especialização. No mercado brasileiro, a aposta será no segmento de Meeting Industry; para a Colômbia e Panamá será o Turismo Religioso; e Estados Unidos da América e Canadá o Enoturismo. Para além destes, o objectivo é também captar os destinos do Médio Oriente e Ásia. Também de notar que pela primeira vez e em parceria com a Embratur e a TAP, a BTL vai dinamizar um programa específico para o Brasil.

No âmbito do Turismo Religioso, a BTL 2015 conta este ano com uma parceria celebrada com a ACISO – Associação Empresarial de Ourém – Fátima com vista a potenciar o número de Hosted Buyers quer da BTL quer do III Workshop Internacional de Turismo Religioso, que vai decorrer em Fátima.

Este ano o Alentejo é o destino convidado da BTL 2015, sendo dado especial atenção aos seus produtos turísticos estratégicos, nomeadamente o Turismo Activo, de Natureza, Enogastronómico, Cultural e de Atividades Sol e Praia.

Também as startups na área do turismo vão ter de novo o seu espaço com acesso a condições especiais. O Espaço Energia T é a oportunidade para estas pequenas empresas e poderem mostrar os seus serviços, interagir com os players da indústria e apresentar as suas ideias criativas a uma audiência qualificada.

Por Teresa Leal

Artigo anteriorKraftwerk trazem espetáculos 3D a Lisboa e Porto
Próximo artigoPlaneta Reedita A Herança Bolena de Philippa Gregory

Leave a Reply