BTL 2019 Abre Hoje As Portas Até Domingo

Arranca hoje a 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, na FIL (Parque das Nações) e que se vai prolongar até domingo – 17 de março, sendo os primeiros dias exclusivos para profissionais. A edição deste ano conta como Lisboa como destino nacional convidado, Seixal como município nacional convidado e Macau como destino internacional convidado.

A Feira vai ocupar os quatro pavilhões da FIL, num total de 40.000 m2 de área interior e exterior, sendo o primeiro destinado às Regiões de Turismo Nacionais, como já vem sendo habitual. O Pavilhão 2 este ano vai ser ocupado pelos municípios (cerca de 50) e associações, Gastronomia, BTL Cultura e Animação Turística; no Pavilhão 3 ficam o alojamento e equipamento para hotelaria; e no Pavilhão 4 ficam os destinos internacionais, distribuição e transportes.

Participam na edição deste ano 46 destinos internacionais, sendo estreantes Malta, Seychelles, Jamaica, Goa, Catalunha, Tanzânia e Florianópolis (Brasil) e 1400 expositores.

Uma das grandes novidades desta edição é a BTL Cultural – Where Culture Meets Tourism, que vai contar com 16 Instituições Culturais convidadas, como a a Fundação Oriente, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) Centro Cultural de Belém, Parques de Sintra, Fundação de Serralves, Culturgest, Direção Geral do Património Cultural, Museu da Vista Alegre, Casa da Música, Casa da Histórias Paula Rego, ou Teatro Nacional D. Maria II. A programação foi preparada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, e inclui conferências, apresentações e pequenos espetáculos.

Outra das apostas da BTL continua a ser a Kids Route, destinada às crianças e famílias, e apresenta um programa especial para crianças dos 6 aos 12 anos a descobrir Portugal pelos caminhos da BTL.

Durante o fim-de-semana as Entidades Regionais de Turismo e as empresas que as integram vão dinamizar os seus espaços e apresentar diversas atividades exclusivas para as crianças, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interativos, caça ao tesouro, entre muitas outras surpresas.

A BTL LAB e a BTL Village são outras das áreas em destaque nesta edição, durante os dias exclusivos para os profissionais.

Em destaque nesta edição vai estar a região de Lisboa, que é o Destino Nacional convidado. A região vai estar no Pavilhão 1, com a presença dos 18 concelhos que a integram. “O espaço irá apostar forte na presença das caraterísticas diferenciadoras da região e das suas potencialidades turísticas que passam pela história, gastronomia, arte, património, enoturismo ou desporto, garantido várias atividades para o público.”

Como Município Convidado vai estar o Seixal, que aposta nas atividades naúticas e de recreio.

O Destino Internacional convidado desta edição é Macau, que sob o lema “Sentir Macau ao seu Estilo”, vai apostar na promoção do património e da gastronomia. O programa inclui três momentos diários de showcooking com receitas de pratos típicos macaenses e doçaria do território no food-truck, situado entre os pavilhões 3 e 4, com transmissão ao vivo para o stand do Turismo de Macau. Haverá um espaço de realidade virtual e ainda um video mapping durante os dias da Feira, todas as noites, no Terreiro do Paço.

Outras Presenças na BTL

Alentejo e Ribatejo vão marcar presença na BTL com o maior stand do evento e onde vão estar 53 autarquias, 1 comunidade intermunicipal e 42 empresas. A programação promete degustações de produtos endógenos; apresentações de eventos, festivais, novas unidades hoteleiras e de outras ações; e showcookings. Em destaque vai estar o enoturismo e os projetos Caminhos de Santiago e Redes de Oferta.

Um dos municípios presentes é o Município de Grândola que vem promover a Vitivinicultura e os Produtos Endógenos.

Também o Algarve vai marcar presença na Feira com 16 municípios e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos, e apostar na promoção da Natureza, Desporto, Cultura, Gastronomia e Vinhos, do Observatório para o Turismo Sustentável, do Algarve Nature Fest, Guia de Turismo de Natureza Júnior, do novo Guia de Percursos Pedestres do Algarve, do projeto Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador e o SustenTUR Algarve, Algarve by Choice 365 Algarve. Para o público em geral estão agendadas atividades como degustação de produtos regionais, provas de vinhos, música ao vivo e duas sessões de showcooking no âmbito do projeto «Algarve Cooking Vacations».

A Madeira é sempre uma forte presença no certame, este ano assinala 600 anos da chegada dos portugueses ao arquipélago e pretende afirmar-se como destino de férias 365 dias por ano, com um vasto conjunto de iniciativas, nomeadamente sorteio de viagens e estadas na Madeira e Porto Santo. As montanhas, as águas límpidas, as florestas frondosas, o clima ameno, o descanso, o lazer e o desporto são os pontos fortes da Madeira e Porto Santo.

As Termas do Centro vão estar presentes na BTL’19 para mostrar a diversidade e a qualidade das estâncias termais do Centro de Portugal. Durante os cinco dias da feira, os visitantes do espaço das Termas Centro terão a oportunidade de ganhar experiências termais, como massagens e outros programas termais, incluindo estadias, entre outras surpresas. Além disso, ficarão a conhecer os benefícios das águas termais e dos tratamentos de saúde e bem-estar que as Termas Centro proporcionam, assim como o vasto património natural e histórico das regiões onde as Termas estão inseridas. As estâncias termais que integram o projeto são Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas de Monte Real, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó.

Também o Jardim Zoológico volta a marcar presença na BTL, no Pavilhão 2 da Feira com a presença de um stand de 36m2, e visa promover a sua missão lúdico-pedagógica e reforçar o seu papel ativo na proteção e conservação da Natureza.

A BTL vai funcionar quarta e quinta feira exclusivamente para profissionais, das 10h00 às 19h00, sexta feira das 10h00 às 18h00 para profissionais e abre ao público em geral das  17h00 às 23h00. No sábado dia 16 está aberta ao público das 12h00 às 23h00 e no domingo, dia 17, das 12h00 às 20h00.

O bilhete individual custa 6 euros, a partir dos 10 anos e pode ser adquirido no local.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.