BTL 2018 Arranca Quarta Feira Dia 28 De Fevereiro

É já na próxima quarta feira que arranca a 30ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na FIL no Parque das Nações, que vai decorrer até dia 4 de fevereiro. Este ano a Região Centro é o destino nacional convidado e a Pampilhosa da Serra é o município convidado, já no campo internacional, Marrocos é o destino internacional convidado.

Esta edição vai contar com mais de 1.300 entidades e empresas, entre elas 200 estreias, entre agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entidades regionais de turismo nacionais e mais de 50 municípios que se representam individualmente para além dos 41 destinos internacionais, que vão ocupar mais de 30.500 m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão Multiusos, PT Meeting Center, Gastronomia e zona exterior.

Este ano são esperados 1.500 profissionais estrangeiros  e 400 Hosted Buyers de 39 mercados, entre 75 000 visitantes.

O Pavilhão 1 vai ser dedicado às entidades nacionais de promoção de turismo, o Pavilhão 2 vai receber os serviços e empresas de hotelaria e o Pavilhão 3 vai acolher os operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens. O Pavilhão 4 está reservado para a restauração, que terá acesso direto ao exterior da FIL.

Entre os vários municípios nacionais presentes destaque para as presenças individuais de Albufeira, Associação de Municípios de S. Miguel, SIM Oeste, Condeixa, Covilhã, Lajes das Flores, Nazaré, Seia, Serpa, Vieira do Minho e Vila Franca de Xira, Figueira de Castelo Rodrigo, Alenquer, Associação de Municípios do Triângulo, Pampilhosa da Serra e Viseu.

Na área internacional destaque para as presenças de Angola, Bulgária, Namíbia, Rússia e Uruguai que fazem a sua estreia no certame, Brasil, Cabo Verde, Costa Blanca, Marrocos  – destino internacional convidado; entre outros.

No stand do Brasil vão estar presentes destinos como Porto Alegre, Gramado, Canela, Cambará do Sul, Florianópolis, Camboriú e Curitiba, tendo em vista a procura crescente pelos segmentos cultura, ecoturismo, enoturismo e vida noturna. Recife, Natal e Salvador, com voos diretos e voos charters, continuam a ser destinos de eleição entre os portugueses que visitam o Brasil. Atualmente, Portugal dispõe de 79 voos diretos, de frequência semanal, das companhias aéreas TAP e Azul, para destinos no Brasil, nomeadamente de Lisboa para Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador e São Paulo.

Entre as novidades desta edição destaque para a BTL LAB, um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no sector da Inovação e das Tecnologias de Informação, que conta com três áreas específicas – BTL Tech, BTL Startups e BTL Talks.

A zona dedicada às Startups conta com 20 empresas inscritas e pretende promover o empreendedorismo e as empresas com menos de 3 anos de existência cuja atividade está orientada para produtos e serviços que têm como objetivo enriquecer a oferta turística portuguesa; já a BTL Talks pretende afirmar-se como um espaço de debate e troca de ideias ao nível do setor, um verdadeiro espelho de tendências e caminhos de futuro.

No Pavilhão 2 vai haver também um espaço dedicado à Meeting industry, que tem sido um dos segmentos de maior crescimento em Portugal e onde vão ser dadas a conhecer regiões de turismo, unidades hoteleiras, resorts e empreendimentos turísticos, equipamentos e recintos, empresas de animação turística e de organização de eventos.

Nos dias dedicados ao público profissional vai funcionar ainda a BTL Village, um espaço de network,  que tem como objetivo dar voz a empresas fora do sector do Turismo, como seguradoras, instituições bancárias e consultoras que pretendam estar presentes na maior feira do sector em Portugal.

Bolsa de Empregabilidade é outra das iniciativas a referir, numa parceria com o Turismo de Portugal, que vai decorrer nos dias 2 e 3 de março, e contará com mais de 65 empresas com interesse na contratação, segundo a organização estarão disponíveis mais de 8000 oportunidades de emprego.

Nos dias dedicados ao público em geral, destaque para a animação proporcionada pelas diversas regiões, provas de degustação de produtos regionais, concursos, e às promoções preparadas para a iniciativa pelas cadeias hoteleiras (como Vila Galé e Pestana), companhias aéreas e alguns operadores.

Outro regresso à BTL é a KIDS Route, que se revelou um sucesso na edição anterior, e que tem várias atividades para as crianças dos 6 aos 12 anos, nos dias 3 e 4, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interactivos, caça ao tesouro, entre muitas outras surpresas.

Centro de Portugal – Destino Nacional Convidado

O stand do Centro de Portugal vai ficar instalado à entrada do Pavilhão 1, ao lado do Turismo de Portugal, com uma área de 702 m2 (mais 54 m2 do que em 2017) e vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão experimentar simuladores de surf e de bicicleta ou jogar minigolfe, entre outras atividades. Haverá também um espaço dedicado aos Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha, Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de Portugal.

Entre os eventos a decorrer na região vão ser apresentados na Feira o “Portugal Outdoor Alliance” (dia 28/02); o Festival Internacional de Filmes ART&TUR 2018 (dia 1/03); o projeto Lugares Património Mundial (dia 2/03); o projeto CREATOUR (dia 2/03), entre outros.

 

Pampilhosa da Serra – Município Convidado

A vila do Distrito de Coimbra, situada da Região Centro, vem divulgar e dar a conhecer a sua beleza e encantos naturais, a sua história e resiliência das suas gentes, com uma série de iniciativas que procuram envolver o público.

 

Marrocos – Destino Internacional Convidado

Marrocos vai contar com a presença  de 12 co-expositores, entre os quais 3 regiões de turismo (Tanger, Fez & região de Saidia) numa área de 108 m2 e vai promover os destinos mais procurados pelos portugueses como Saidia, Marraquexe, Agadir, Tanger e Fez.

O espaço de exposição será animado com a tradicional cerimónia de chá, artesãos a trabalhar ao vivo (calígrafo, tatuagem de hena e cinzelagem do cobre) e música tradicional.

A BTL 2018 vai decorrer na FIL no Parque das Nações, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, das 10h00 às 19h00; no dia 2 de março das 10h00 às 23h00, abrindo as portas ao público em geral às 18h00; no sábado dia 3, das 12h00 às 23h00; e no domingo dia 4, das 12h00 às 20h00.

Os bilhetes vão estar à venda no local e custam 2,50 euros para os estudantes,5 euros para o público em geral, e 10 euros para os profissionais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.