Brincar Com A Ciência Em Miami No Frost Museum Of Science

Reportagem de Tânia Fernandes

Frost Museum of Science
Phillip and Patricia Frost Museum of Science

The Secret World Inside You foi uma das exposições que chegou este ano ao Phillip and Patricia Frost Museum of Science, em Miami, e pode ser vista até ao início de setembro. Uma viagem interativa, ao interior do corpo humano, para compreender o que são os microbiomas, onde vivem e porque é que são tão importantes.

A exposição recorre a replicas de grandes dimensões, vídeos, jogos de computador e instalações para explicar questões básicas relacionadas com a saúde humana. Especialmente atrativa para as crianças, a exposição não deixa também de envolver os adultos nesta explicação tão eficiente sobre o funcionamento do corpo humano. É-nos apresentada a comunidade de bactérias, vírus e outros microorganismos que habitam em cada um de nós e explicada a sua função. Ficamos a conhecer os locais, no nosso corpo humano, onde proliferam os micróbios e a forma como as nossas ações os podem afetar. As boas e as más, como é o caso da toma não ponderada de antibióticos.

Um tema complexo, mas de grande importância, que através desta exposição, ganha interesse. A visita pode também ser completada, por uma apresentação simples, de um dos técnicos do Museu disponíveis.

O Museu e As Exposições Patentes

Phillip and Patricia Frost Museum of Science é o nome de um museu interativo, em Miami, que conta com exposições sobre temas relacionados com a Ciência, além de um Planetário e de um Aquário. O edifício, que ocupa atualmente, é um projeto da responsabilidade da Grimshaw Architects. Foi inaugurado em maio de 2017 (esteve antes, durante 65 anos, em Coconut Grove) e fica localizado no centro de Downtown Miami, à beira da baía de Biscayne e em frente ao Pérez Art Museum Miami. É também vizinho de uma das joias da arquitetura recentes de Miami: o “1000 Museum”, condomínio residencial projetado por Zaha Hadid.

Este verão, há duas exposições que também merecem uma visita: Feathers to the Stars e Strange Matter. A primeira conta a história da atividade de voar, desde as penas dos dinossauros à conquista do espaço. Dá exemplos dos primeiros animais a conseguir voar, ainda da família dos dinossauros, e depois a forma como o homem imaginou e construiu os seus primeiros engenhos para conseguir imitar os pássaros. A exposição culmina na apresentação do mais recente projeto de viagem pelas estrelas, em direção a Marte.

Strange Matter dá a oportunidade, a todos, de meter a mão na massa. Esta exposição explora o vasto universo dos materiais. Combina Física, com Química e Engenharia para percebemos como é que as coisas funcionam e qual a sua dinâmica. No metal ao cristal, do íman ao vidro, os visitantes são convidados a explorar e testar as suas características no sentido de perceber a razão da sua aplicabilidade no mundo real. Materiais usados ??em campos de alta tecnologia, como o programa espacial e a cirurgia cardíaca, são incluídos nesta apresentação.

Planetário

Uma das grandes atrações do Frost Museum of Science é o Planetário. Equipado com tecnologias 3D e 8K, este ecrã esférico leva-nos a fazer viagens sem limites. Os assentos têm inclinação, acentuando a sensação de que estamos a voar, ao ver a projeção. Quer seja ao fundo do mar, ou ao extremo da galáxia, a visão é muito realista. De momento, é possível agendar visualização dos seguintes filmes: Journey to the Stars, uma viagem ao espaço narrada por Whoopi Goldberg; Phantom of the Universe: The Hunt for Dark Matter, sobre os buracos negros, apresentada por Tilda Swinton ou Dynamic Earth sobre o clima na Terra, com narração de Liam Neeson.

Aquário

O Aquário, instalado num dos módulos do edifício, e com gigantes janelas de observação, é outro dos encantos do Frost Museum of Science. O tanque ocupa três andares e é evidente o fascínio de quem entra, no piso térreo e se sente a nadar junto com peixes e tubarões. Há 3 níveis possíveis de observação “The Deep”, ou o fundo do mar; “The Dive” com todo o colorido do mar tropical, espelhado nos cerca de trinta aquários; e “The Vista”, num piso superior, onde a grande atração é o tanque de raias, com as quais os visitantes podem interagir.

Independemente de ter interesse pelo fundo do mar ou pelos confins da galáxia, o Frost Museum of Science é ponto de passagem obrigatório para quem visita a cidade de Miami.

O museu abre diariamente às 9h30. De segunda a sexta feira encerra às 18h00 e aos sábados e domingos fica aberto até às 19h30.

A entrada para adultos custa 29,29 dólares, e para crianças entre os 3 e os 11 anos 20,95 dólares. É gratuita para menores de 3 anos. Há descontos para reservas on-line. A entrada dá acesso a todas as exposições do museu, aquário, bem como atividades e uma sessão no planetário.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.