Brasil tem nova campanha promocional promocional e novo responsável de turismo

O novo responsável do Turismo do Brasil, Mário Moysés, esteve recentemente em Lisboa, onde realizou vários encontros com a TAP, operadores e hoteleiros portugueses com presença no Brasil e também com a imprensa especializada, em que foram debatidas várias formas para atrair mais turistas portugueses para o Brasil e também rentabilização dos meios existentes e criação de novos produtos.

Mário Moysés, que substitui Janine Pires no cargo e acumula as funções com a de Secretário de Estado executivo do Ministério do Turismo, considera que uma das formas de atrair mais turistas, é criar pacotes e produtos, que sejam apelativos de acordo com as épocas do ano, de forma a poder adequar a oferta ao contexto climatérico e temporal existente, como por exemplo criar programas para o período das férias da Páscoa, e para o período pós-verão em Portugal, para isso a relação com os parceiros é essencial.

Outra das apostas da Embratur é a diversificação do produto turístico existente e de segmentos, como por exemplo a aposta no Turismo Cultural, de Natureza e Aventura, e também a aposta em grandes eventos, como por exemplo o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, as Olímpiadas de 2016, ou ainda o Rock in Rio 2011 ou a Bienal de São Paulo, conforme Mário Moysés explicou ao C&H e para o qual a TAP é um parceiro muito importante, uma vez que voa para estas cidades.

Criar pacotes para novos destinos, ou destinos já existentes, mas mais acessíveis e adequá-los à época do ano, como por exemplo um programa, que inclui a zona litoral entre o Rio de Janeiro e São Paulo, ou a venda de pacotes em charter para os destinos do norte ou mais a sul do Brasil, consoante a época do ano em que são vendidos, ou seja, saber trabalhar a região e as épocas adequadamente, de forma a atrair turistas o ano inteiro, faz também parte da nova estratégia de atracção de turistas.

“Outra das medidas já em curso para atrair mais turistas para o Rio de Janeiro, por exemplo, é a diminuição do preço das diárias, uma vez que a oferta hoteleira no Rio é muito cara, e por isso, foi aprovado recentemente um projecto para a expansão do parque hoteleiro na zona sul, que é uma área em desenvolvimento, para construir um parque hoteleiro mais acessível, de forma a tornar o Rio um destino mais competitivo e acessível”, revelou ainda o responsável.

Portugal é actualmente o sexto país emissor de turistas para o Brasil, mesmo com o número de visitantes a diminuir (183.697 entradas em 2009), uma tendência que o novo responsável da Embratur espera contrariar, dizendo que Portugal continua a ser um mercado prioritário para o seu país e onde vai continuar a investir na promoção, tal como nos restantes países da Europa, como Espanha, Alemanha, Holanda, Países Escandinavos e países emergentes como a Rússia e a Polónia. Um aumento para o qual contribuiu também o fortalecimento do real.

No Oriente, a promoção é feita em conjunto com a Argentina, Uruguai e Paraguai, de forma a rentabilizar melhor os destinos, criando programas combinados entre diversas cidades principais.

Outro dos mercados principais continua a ser o mercado interno, e que é o responsável pela quase totalidade da ocupação dos voos internos, dificultando a criação de pacotes combinados para o mercado externo a preços acessíveis. Recentemente foi criado o Sky Pass, a pensar nas pessoas que pretendem visitar mais que uma cidade brasileira, tornando assim os voos internos mais acessíveis.

No final só falta dizer: “Brasil Te Chama, celebra a vida aqui”, o mote da nova campanha amarela e verde para o Turismo.

Por Elsa Furtado
Foto de Mário Moyses de Elsa Furtado
Fotos do Brasil de Francisco Lourenço
Artigo anteriorConvento de São Paulo promove mais uma edição do espaço Arcana
Próximo artigoQuinta da Bacalhôa assinala Dia do Enoturismo

Leave a Reply