Branko E Mayra Andrade Confirmados No Mexefest 2016

Branko e Mayra Andrade são as mais recentes confirmações do cartaz da edição de 2016 do Vodafone Mexefest. Exemplos de que os caminhos da música de hoje e de amanhã se fazem da exploração das cores sonoras de diferentes latitudes.

Branko é o nome de código de João Barbosa, um dos timoneiros dos Buraka Som Sistema e mentor da label Enchufada. Produtor, compositor e embaixador da música de dança feita em Portugal, nas suas mais variadas linguagens. Branko editou no ano passado o álbum Atlas, e este ano uma nova edição do mesmo trabalho, intitulada Atlas Expanded. Foi nesta edição que Branko incluiu “Reserva Pra Dois”, um dueto com Mayra Andrade, que juntou também o dom da palavra de Kalaf.

Mayra Andrade é a voz, rouca, tropical, condimentada pelas suas raízes, descrita há uns anos como refletindo “outro Cabo Verde” – descendente da herança de Cesária Évora, mas livre das imposições da tradição. Vai trazer canções cantadas em crioulo cabo-verdiano, inglês, francês e português. Ao longo do seu percurso na música já foi alvo de inúmeras distinções: já por mais do que uma vez foi distinguida pela associação dos German Record Critics, recebeu uma Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro da Cultura de Cabo-Verde e foi distinguida pela BBC Radio 3 no universo da World Music com o prémio de Artista Revelação.

Para além de Branko e Mayra Andrade, estão também já confirmados Baio; Branko, Bruno Pernadas; Céu; Ciência Rítmica Avançada com: Fuse, Keso + Oliveira Trio, Beware Jack + Blasph, Landim; Diamond D & Large Professor; Digable Planets; Elza Soares; Gallant; Howe Gelb; Jagwar Ma; Joana Barra Vaz; Kevin Morby; KING; La Dame Blanche; Mallu Magalhães; Mayra Andrade; Meg Baird; Mike El Nite & Nerve; NAO; Octa Push; Sunflower Bean; Talib Kweli; TaxiWars; The Invisible; Whitney.

O Vodafone Mexefest vai ter lugar em inúmeros palcos espalhados pela área da Avenida da Liberdade nos dias 25 e 26 de novembro. O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se já à venda nos locais habituais pelo valor de 45 euros, passando a custar 50 euros nos dias do Festival.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorDocumentário No Direction Home: Bob Dylan Reeditado Em DVD E Blu-Ray 10 Anos Depois
Próximo artigoPassatempo Halloween: Mimi E A Casa Assombrada

Leave a Reply