Bragança Celebra O Entrudo Com Festival De Butelo E Casulas E Caretos

O Carnaval está a chegar, e para assinalar a época, Bragança junta de 1 a 3 de março, a Gastronomia e o Património Cultural de Trás-os-Montes na iniciativa Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos.

Assim, o melhor do fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas, enchido artesanal típico acompanhado com cascas de feijão secas, alia-se a um dos ex-libris da região – os Caretos, com os seus fatos coloridos, máscaras e chocalhos.

Simultaneamente, 25 restaurantes da região apresentam ementas especiais ao longo da Semana Gastronómica, que decorre até 5 de março.

A Praça de Camões é o palco principal do Festival, com espaço de venda de fumeiro e produtos regionais, conferências e demonstrações gastronómicas, degustação de fumeiro e outros produtos típicos e tasquinhas.

O espaço contará com animação permanente e com exposições de escultura. No primeiro dia do festival, destaque para a conferência “Bragança: Terra de Saberes e de Sabores”. Nota ainda para a presença do Chefe Óscar Goncalves, brigantino vencedor de 1 estrela Michelin.

O Carnaval do Caretos, que reúne os tradicionais mascarados da Península Ibérica, arranca no dia 2 de março, pelas 15h00, com o “Assalto ao Fumeiro”, evento inédito numa representação do que é tradicional acontecer nas aldeias e o assalto às cozinhas. No mesmo dia, pelas 17h00, centenas de Caretos desfilarão pelas ruas da zona histórica de cidade e, no final do desfile, acontece a tradicional “Queima do Diabo”, uma figura com 7 metros que será colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Certos.

No dia seguinte, às 17h00, na Praça Camões será apresentada a mais recente publicação do Município de Braganças Máscaras Rituais de Portugal. No dia 6 de março, às 14h00, “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular.

A iniciativa foi apresentada em Lisboa, à mesa do Restaurante O Nobre, da Chefe Brigantina Justa Nobre, onde o Butelo, a Casula e os produtos regionais foram os ingredientes estrela.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.