BORDALO II Exibe Em Paris A Exposição-Manifesto Accord De Paris

BORDALO II inaugurou no dia 26 de janeiro, em Paris, uma exposição com trabalhos inéditos sobre a devastação da natureza pela sociedade de consumo, para sensibilizar a geração mais jovem para a necessidade de salvar o planeta. A exposição estará patente até 2 de março.

Accord De Paris é uma mostra que reúne 30 obras novas, divididas em 5 universos artísticos, quase todas em escala monumental, que representam animais selvagens em vias de extinção criadas a partir de detritos produzidos por humanos.

Big Trash animals, World Gone Crazy, Mixed Trash Animals, Half Half Animals e Plastic Animals, são os 5 universos artísticos representados por Bordalo nesta exposição e podem ser descritos da seguinte forma:

BIG TRASH ANIMALS
O mais reconhecível corpo de trabalho de BORDALO II, seja pela mensagem, matéria-prima, escala ou por usar o espaço público como media. Digamos antes, como habitat. Através da criação de animais escultóricos gigantes, construídos apenas com lixo, o artista propõe um olhar diferente sobre os hábitos consumistas. Contrariando uma lógica cada vez mais globalizante, apresenta-nos espécies locais, extintas ou em perigo. Instantaneamente, a empatia humana cria uma relação emocional e afetiva com estes grandes animais, promovendo o questionar dos nossos atos e hábitos e, quem sabe, a sua posterior transformação, evolução.

WORLD GONE CRAZY
As obras de World Gone Crazy contêm uma intenção particular e concretizam-se de forma singular. Além da diversidade de matérias-primas usadas, o artista utiliza uma escala menor, com precisão quase cirúrgica, exigindo mais atenção do observador. Enquadrados em cenas que contextualizam cada situação, os animais personificam o ser humano, satirizando a vida quotidiana e criticando estereótipos sociais.

MIXED TRASH ANIMALS
Mixed Trash Animals surge a partir de Big Trash Animals. Aqui, BORDALO II reduz a escala de construção de grandes animais, habitualmente implantados no espaço público, e apresenta-os em galeria. As obras são trabalhadas em oficina a partir de pedaços de plástico, metal e outros resíduos de dispositivos antigos e objetos tecnológicos apanhados na rua, lixeiras ou em centros de reciclagem.

HALF HALF ANIMALS
É o resultado da experimentação constante no trabalho de BORDALO II. Imposto pelo seu modus operandi, caracteriza-se pelo questionamento essencial e persistente do seu método, conceitos e o manifesto intrínseco à sua abordagem. Half Half Animals nasce da curiosidade sobre as cores e formas obtidas graças às particularidades das matérias-primas utilizadas. Trabalhos concluídos permitem uma leitura global e provocam o observador a questionar-se sobre o que é visível ou invisível nas rotinas consumistas.

PLASTIC ANIMALS
Plastic Animals manifesta o progresso do artista, explorado na sucessão de peças mencionadas acima. Os materiais distintos e inesgotáveis usados em cada animal são deixados, aqui, na sua forma mais crua. De forma clara e sincera, sem camuflagem, BORDALO II expõe aos olhos de cada um os resíduos que compõem cada animal. O nosso próprio lixo e resíduos, exibidos, reforçando a ressonância da mensagem do artista.
Accord de Paris é uma exposição de arte que transmite uma mensagem universal acessível desde a mais tenra idade, com recurso a dispositivos e materiais educativos (folhetos informativos, painéis, vídeos, etc.) e oficinas divertidas.

A mostra foi produzida pela galeria Mathgoth, com o apoio da Syctom, Câmara Municipal do 13º bairro de Paris, Feeders, Apy’Art, Green Rungis, Innovart e da empresa portuguesa Semapa.

A exposição tem entrada livre, de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, estando as manhãs reservadas às crianças em idade escolar.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.