Bordallo Pinheiro Lança Banana Prata Madeira By Nini Andrade Silva

Banana Prata Madeira é a escultura da autoria da designer madeirense Nini Andrade Silva lançada agora pela Bordallo Pinheiro, integrada na série Worldwide Bordallianos – WWB.

A peça é de tom branco, que envolve o cacho de bananas da Madeira, dramaticamente rematado por uma risca preta, contrasta e alude simultaneamente ao universo de cores vivas da Bordallo Pinheiro, servindo, em paralelo, para acentuar a expressividade e exuberância das formas, magistralmente reproduzidas pela equipa de experientes artesãos da marca centenária de faianças portuguesa, fundada por Raphael Bordallo Pinheiro. Uma exuberância plena de equilíbrio, que alude habilmente a um elemento característico das obras da autora: os calhaus das praias da Ilha da Madeira.

A escultura, em cerâmica, demorou cerca de um ano e meio a ser desenvolvida na fábrica das Caldas da Rainha, e foi apresentada na segunda feira, no Design Centre Nini Andrade Silva no Funchal (na presença da própria autora). Inspirada num dos produtos icónicos da ilha – a banana prata, concilia a “estética naturalista bordalliana com o estilo da artista, povoado por uma forte iconografia regional, potenciando a cultura e a paisagem madeirense”. Tem uma edição limitada de 125 exemplares numerados, e é a segunda peça da coleção WWB – Worldwide Bordallianos, seguindo-se ao Figo de Paula Rego.

A peça integra também as celebrações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira, pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, que se celebram este ano.

Banana Prata da Madeira está disponível apenas por subscrição nas lojas da Bordallo Pinheiro de Lisboa, Caldas da Rainha e Braga e na rede de lojas da Vista Alegre, e tem um preço de 2,100 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.