Noite Europeia dos Investigadores Promove Bio Blitz Monsanto

bioblitzO Bio Blitz Monsanto é uma iniciativa da Noite Europeia dos Investigadores, que vai acontecer durante todo o dia 10 de junho na zona de Monsanto em Lisboa, e que tem como objetivo ajudar a identificar as espécies num troço da Rota de Biodiversidade de Lisboa.

O grande desafio desta iniciativa é a de saber quantas espécies é que se consegue identificar num só dia; conseguir-se-á registar mais de duzentas espécies?

O Bio Blitz Monsanto é de participação gratuita e o ponto de encontro faz-se no dia 10 de junho, no Anfiteatro Keil do Amaral em Monsanto às 9h00. Os participantes apenas terão que levar consigo uma máquina fotográfica ou telemóvel com câmara, calçado confortável e água.

Serão definidos pelos organizadores os locais de amostragem e explicadas diversas técnicas utilizadas para identificar a biodiversidade. Logo de manhã terá lugar a observação de aves, depois os répteis, seguindo-se os anfíbios, a flora, os insetos, líquenes, musgos e mamíferos, terminando por volta das 23h00 com a observação de borboletas noturnas. Mais à noite ainda serão então apresentados os resultados na expetativa de se ter conseguido registar mais de duzentas espécies num dos “pulmões” de Lisboa!

Para informação mais detalhada veja aqui.

Texto de Joana Resende

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.