Beja Cidade Dos Contos E Das Palavras De 24 A 28 De Agosto

Esta semana todos os caminhos vão dar a Beja, onde decorre de 24 a 28, o XIV Palavras Andarilhas e a primeira edição do Festival Contos do Mundo.

Promovidas pelo Município de Beja, as Palavras Andarilhas dirigem-se a mediadores de leitura nacionais e estrangeiros. Numa edição alargada, o programa deste ano tem como temas de fundo: O Maravilhoso Na Tradição Oral, A Mediação da Leitura na Infância e na Juventude, sublinhando alguns géneros menos discutidos e que parecem constituir-se como boas ferramentas para os mediadores: a Poesia e a Microficção.

As conferências e as oficinas possibilitarão algumas horas de trabalho e partilha com escritores e especialistas de muitas artes da palavra: figuras de referência como Maria Teresa Andruetto, Evélio Cabrejo Parra, Afonso Cruz, João Pedro Mésseder, Rodorin, António Fontinha, Corália Rodriguez – entre mais de 50 convidados.

A instalação de Mafalda Milhões dá o mote: Uma Casa Onde Cabe Toda A Gente! – porque as Bibliotecas, os Teatros, as Escolas e os Jardins são casas onde cabe toda a gente!

O I Festival de Contos do Mundo terá o coração no Jardim Público e no Centro Histórico, estendendo-se pelas freguesias rurais com os Contos d’Ir Ò Fresco e desdobrando-se ainda em praças, recantos, lares e centros de dia. O Festival traz, pela boca dos contadores do mundo, palavras que nos falam dos outros lugares e outros sonhos, tantos quantos os narradores que contam nesta edição.

Deste festival são de destacar: os fins de tarde no Jardim Público, dirigidos a públicos de todas as idades; as noites frescas e cúmplices passadas em torno de narradores provenientes de Portugal, Espanha, Argentina, Cuba, Irlanda e Japão e as experiências artísticas que cruzam muitas linguagens e olhares como é o caso de Pasta e Basta – Um mambo italiano, espetáculo com textos de Afonso Cruz que estreia em Beja, no domingo, uma versão para os mais novos, numa sessão especial para crianças a partir dos 3 ano.

O Festival termina com um concerto a duas vozes: Celina da Piedade e Jorge Serafim – um encerramento que se anuncia único e cúmplice!

XIV Palavras Andarilhas e I Festival de Contos do Mundo, de 25 a 28 de agosto, na cidade de Beja.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.