BEAST – International Film Festival Dedicado À Ucrânia

A 2ª edição do BEAST – International Film Festival chega ao Porto no dia 26 de setembro, com um programa de 4 dias, este ano dedicado à Ucrânia.

Sessões especiais e sessões de competição, masterclasses e oficinas passarão por alguns dos principais locais culturais da invicta: Cinema Passos Manuel, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes, e OKNA Espaço Cultural, a sede do Festival deste ano.

As sessões de competição estão dividas em três categorias: EastWave – filmes de ficção; EastDoc – documentários e experimental EAST – os filmes experimentais continuam a ser o principal evento do Festival, com submissão de filmes para realizadores da Europa de Leste e portugueses fora do país.

O Focus Country é, nesta segunda edição, a Ucrânia com exibições que prometem revelar a riqueza cultural e as cores cinematográficas ucranianas

O Festival tem ainda um programa específico para o público mais jovem, o Beast Kid, dividido em duas categorias: um para crianças entre 6 e 8 anos e outra para crianças entre 8 e 12 anos.

Promoção de trabalhos, masterclasses e workshops são outras das iniciativas deste festival, com o intuito de dar a conhecer novos trabalhos, inspirar e encorajar o público para novos processos criativos.

Paralelamente as atividades do festival, decorrerá a iniciativa VISEGRAD FILM HUB – resulta da parceria da Beast com quatro outros festivais: Fest An?a da Eslováquia, New Horizons International Film Festival da Polônia, Brno16 Film Festival da República Tcheca e BuSho Film Festival de Budapeste.

O Visegrad Film Hub apresenta um conjunto de atividades para promoção dos países V4 . V4 e After: A FILM JOURNEY tem exibições de cinema contemporâneo e de arquivo dos quatro países, V4 ACADEMY, um conjunto de workshops focados em jovens cineastas e crianças, mas também com masterclasses para profissionais da indústria e jovens cineastas de animação e The Visegrad Collection – uma nova plataforma online criativa que liga profissionais da Portugal e de todo o mundo, com os novos talentos da Europa de Leste.

No âmbito do Festival decorrerão ainda várias atividades por toda a Cidade Invicta.

O Festival Beast é organizado pela Pluseast – Associação Cultural e co-produzido com o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto e a Câmara Municipal do Porto.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.