BEAST – Festival Internacional De Cinema Dedicado à Lituânia

A 3ª edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema, como foco na cinematografia da Europa do Leste, decorre de 28 de setembro a 6 de outubro, em várias salas de cinema e outros espaços do Porto, com a Lituânia como país em foco desta edição.

O Festival, que promove a “aproximação entre Portugal e a cultura dos 21 países do leste europeu”, apresenta mais de 90 filmes, entre estreias nacionais e ciclos dedicados.

O BEAST divide-se em três eixos competitivos, com o East Wave, dedicado às primeiras obras; o East Doc, direcionado ao cinema documental e o ExperimentalEast, com competição experimental.

Da cultura cinematográfica contemporânea lituana, nota para a retrospetiva da obra do realizador Aist? Žegulyt?, o tributo a Jonas Mekas e ainda sessões especiais, como é exemplo a estreia nacional de Wonderful Losers, de Arunas Matelis.

No BEAST, com o Cineclube do Porto a programar a secção Portuguese Abroad, que “segue o caminho dos cineastas portugueses que se encontram no estrangeiro” e  a secção “Cinegeografia Socialista: África – Europa de Leste”, com um programa que integra uma seleção de filme e um ciclo de conversas que problematizará a natureza e impacto destas relações passadas no eixo Sul-Leste e os seus legados nos espaços pós-coloniais e pós-socialistas atuais”

O festival conta com “uma secção especial que traz educação para crianças e adolescentes através do audiovisual”, o BEAST Kids e ainda com atividades paralelas, como workshops,  masterclasses, conversas e concertos.

O festival terá exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros eventos em vários espaços da cidade. 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.