BBQ Lunch No Conrad Algarve Une Cozinha Portuguesa Com Libanesa

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

BBQ Conrad Algarve

No âmbito do Gourmet Culinary Extravaganza, o Conrad Algarve promoveu um almoço bbq no restaurante Dado Q Barbecue. Joe Barza e Osvalde Silva, os chefes convidados, promoveram um encontro entre os sabores portugueses e a cozinha libanesa.

As temperaturas amenas permitem que, nesta altura do ano, não só se promova um barbecue, como este seja realizado à sombra, no jardim que ladeia uma das piscinas do hotel. Domingo, o Gourmet Culinary Extravaganza entrou no seu segundo dia e ao almoço há novos paladares para descobrir, nomeadamente, na cozinha libanesa.

As novidades chegam pela mão de Joe Barza, o chefe do Conrad do Cairo, cuja imagem de marca é o chapé preto. Barza tem vindo a divulgar a gastronomia do médio oriente pelo mundo. Combina ingredientes de forma pouco habitual, brinca com a cor e cria pratos revolucionários, tanto em sabor, como em aspeto. Osvalde Silva, passou já pelo Vila Vita Parc, o Convento do Espinheiro, foi o Chefe Executivo do Hotel Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort e encontra-se há cerca de um ano no Conrad Algarve. Para esta refeição, trouxe-nos os sabores do algarve, ainda que, como nos explicou, “tivemos de os condimentar um pouco mais, de forma a acompanhar as propostas de Joe Barza”.

O almoço buffet levou os convidados a visitar as diferentes estações. Numa mesa de entradas frias e saladas encontrámos, lado a lado, uma triologia de húmus, atum braseado, queijos, diferentes propostas de couscous, e diferentes  combinações em saladas de vegetais, muxama, salada de povo, entre outros. Nos grelhados, havia tamboril, espetadas de marisco, lulas e gambas, enquando na carne, para além dos suculentos nacos em espetada, havia o tradicional frango piri-piri.

Para finalizar, algumas propostas de sobremesas libanesas, como as bolachas típicas (maamoul) com gelado de baunilha e uma espécie de algodão doce de pistachio sobre mousse, a tentar fazer frente aos sabores que compõe a torta de azeitão.

Desta vez, da equipa de sommeliers estiveram presentes Nuno Jorge e António Lopes que, através de uma seleção de cerca dez vinhos, foram sugerindo o mais adequado, de acordo com os pratos dos clientes.

O BBQ do Gourmet Culinary Extravaganza foi a prova de que uma refeição de grelhados pode ser mais do que combinar saladas simples, com boa matéria prima nas brasas. A associação a uma outra gastronomia internacional é um valor acrescentado muito interessante.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.