Basílica De Mafra Acolhe Concerto Para 6 Órgãos A 9 De Maio

No próxima dia 9 de maio, data em que se assinala o Dia da Europa, a Basílica/ Convento de Mafra acolhe um concerto muito especial, pelas 21h00, no qual se celebram 60 anos da União Europeia e 10 anos da EUNIC Portugal. Será um concerto a seis órgãos, com seis organistas europeus sob a direção artística de João Vaz.

O concerto, que decorre também no âmbito das celebrações dos 300 anos do Convento Mafra, visa celebrar a Paz e a construção de uma Europa Unida, tal como Jean Monnet a idealizou. Nesta noite especial, poder-se á ouvir na imponente Basílica de Mafra um concerto por seis organistas, oriundos de seis países europeus: Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Juan de la Rubia (Espanha), Roberto Antonello (Itália), João Vaz (Portugal) e Steffen Schlandt (Roménia), que tocarão juntos em várias combinações.

O programa do concerto, concebido sob a direção artística de João Vaz, incluirá o “Prelúdio do Te Deum”, de Marc-Antoine Charpentier (popularizado como o tema da Eurovisão), num arranjo para seis órgãos, a Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, de António Leal Moreira, composta em 1807 por ocasião da construção dos órgãos, e a obra 3 Pontos no Espaço de António Pinho Vargas, uma encomenda da Câmara Municipal de Mafra que será apresentada em estreia mundial nesta ocasião. Para além das peças de conjunto, o programa incluirá uma intervenção a solo de cada organista, apresentando música do seu país de origem.

O concerto terminará com um arranjo para seis órgãos do Hino da Europa (baseado na música de Ludwig van Beethoven para a “Ode à Alegria”, de Friedrich von Schiller, da nona Sinfonia). “Como é declarado na página da União Europeia, “O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade”, o evento – com seis organistas tocando ao mesmo tempo – pretende simbolizar assim a união da Europa através da música”.

O concerto está aberto ao público em geral e tem entrada livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.