Atividades Para Os Mais Pequenos Fazerem Nestas Férias De Natal

Natal, época de partilha e de descobertas, sinónimo de alegria, diversão e família, o C&H deixa-lhe aqui inúmeras actividades para entreter os mais novos fora da escola nesta quadra tão especial.

A Norte, o Sea Life apresenta uma programação dedicada ao espírito natalício e às atividades em família. De 1 a 24 de dezembro, o Pai Natal, mergulha no Sea Life, vestido de azul e desejando uma quadra natalícia feliz. Junto da tartaruga Mariza, dos tubarões, das raias e outros habitantes dos aquários, o Pai Natal, andará debaixo de água, para gáudio dos visitantes. Haverá ainda oficinas criativas para criação de decorações natalícias.

Sea Life

As atividades são gratuitas, sendo paga a entrada no Sea Life. O Sea Life está aberto de segunda a sexta, das 10h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 10h00 às 19h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7 euros e os 19,95 euros.

 

Centro

O Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra dedica duas semanas aos mais novos com o programa de ocupação de férias letiva: “A Ciência não vai de Férias!”. Entre 19 de dezembro e 2 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, o Exploratório reúne um conjunto de atividades de ciência com 22 temáticas, para crianças entre os 6 e os 12 anos. À hora de almoço, das 13h00 às 14h00, as crianças podem “marmitar” no Exploratório, sendo as refeições das crianças acompanhadas por monitores do Exploratório.

As 22 temáticas correspondem a períodos de manhã e de tarde com um conjunto de lúdicas e pedagógicas: “Pinóquio, apanhaste a lua?”, “Sapatinhos há muitos e cristais ainda mais” ou “À descoberta das folhas na floresta encantada” são algumas das propostas para explorar áreas como a astronomia, física, biologia, química ou matemática, entre outras.

As inscrições já estão abertas. Os preços variam entre os 10 euros por período de manhã ou tarde, os 40 euros para cinco períodos e os 75 euros para dez períodos. Estes períodos referem-se a manhãs ou tardes e as crianças podem estar inscritas em apenas uma tarde ou uma manhã, um dia inteiro ou dias dispersos nas várias semanas. A programação pode ser consultada no site do Exploratório Centro Ciência Viva.

Lisboa e Sul

O Museu de Lisboa promove várias atividades para as férias de Natal, de 19 a 23 de dezembro, para crianças dos 6 aos 12 anos, que incluem visitas ao Palácio da Pimenta, Teatro Romano e Museu da Marioneta.

Com propostas para diversas atividades lúdicas e pedagógicas, o programa inclui viagens no tempo e no espaço para descobrir a História do Rei que mudou o Natal; Ser Escribas à semelhança dos monges ao tempo de Santo António e romanos em Felicitas Iulia Olisipo, entre muitas outras propostas como oficinas criativas, jogos, contos e histórias.

As “Férias de Natal” no Museu, têm lugar das 9h00 às 18h00, incluem visitas no Museu de Lisboa, transporte, atividade e duas refeições e têm um custo de 80 euros.

dsc-6414O Jardim Zoológico também desafia os mais pequenos para umas férias através do reino animal e dos seus mistérios.

“Toca e Descobre” é o mote que dá vida ao Atelier de Férias, para crianças entre os 3 e os 5 anos. Num ambiente de desafio, onde os animais saltam dos contos infantis para a realidade, as crianças partem numa exploração pelo mundo animal desenvolvendo o respeito pelo ambiente.

zoo2016-007O ATL do Zoo, a decorrer de 19 a 30 de dezembro, é um Campo de Férias dirigido a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos e dá a oportunidade de viver mais de perto a aventura da vida selvagem. O preço, para um período de 5 dias é de 190 euros; período de 4 dias é de 154 euros e para um dia é de 43 euros.

oficina-mdo-004Partimos do Zoo para o Museu do Oriente e as suas Férias teatrais – oficinas para crianças, dos 6 aos 10 anos, de 19 a 23 de dezembro. Tendo como mote “A Ópera Chinesa”, o Museu apresenta o atelier “Ópera de Pequim: das pinturas faciais às artes marciais” – que se realiza das 9h30 às 12h30.

Das 14h30 às 17h30, os mais novos vão assumir os papéis de encenadores, músicos, actores e guionistas para ficarem a conhecer todo o trabalho de bastidores necessário para montar um grande espectáculo, na oficina “Por detrás do pano”. Estas actividades estão sujeitas a inscrição prévia e têm um custo de 12 euros, por manhã ou por tarde.

O CCB propõe a oficina Utopia integrada na programação de Actividades nas Férias, a decorrer de 19 a 23 de dezembro, para crianças dos 5 aos 11 anos. As crianças são convidadas a realizar um conjunto de exercícios plásticos de análise e representação do espaço urbano que habitam e das utopias urbanas concebidas por arquitectos desde o início do séc XX. Ao longo desta atividade os participantes poderão conhecer e criar as suas utopias — civilizações alternativas, mundos imaginários e cidades ideais.

As atividades decorrem entre as 10h00 e as 17h00 e têm um custo de 105 euros para a semana completa com almoço incluído.

De 19 de dezembro a 2 de janeiro, o Oceanário de Lisboa propõe um conjunto de atividades para crianças dos 4 aos 12 anos, com exploração do mundo marinho.

Um calendário preenchido por atividades “em alto mar”, com possibilidade de explorar o oceano e todas as suas características, produzir água salgada, descobrir como é que o oceano protege a vida na terra, “mergulhar” com os profissionais do mar no território marítimo português, investigar a biodiversidade marinha, descrever as florestas tropicais através de uma ilustração científica, preparar uma festa de Natal com bolachas marinhas e, para comemorar a importância do mar português, assistir ao musical infantil “A Incrível Fábrica dos Oceanos”.

Com horários flexíveis, das 8h30 às 18h30, o programa apresenta ainda visita às exposições, artes plásticas, drama e outras atividades. A participação nas Férias Debaixo de Água carece de inscrição prévia. O valor diário é de 40 euros, sendo possível adquiri um pacote de 4 dias por 150 euros ou um pacote de 5 dias por 180 euros.

Próximo da Capital, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, tem inscrições abertas para “Jovem Explorador”, uma oficina temática de Natal, para crianças dos 6 aos 12 anos. A iniciativa decorre de 27 a 30 de dezembro no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, das 9h00 às 17h00, com um custo de 20 euros por criança.

No âmbito do programa “Museu em Ação”, que integra várias oficinas temáticas, destacam-se ainda novas oficinas como, “No mundo dos aviões de papel”, integrada na exposição temporária, “Exposição GEAR – Grupo de Esquadrilhas Aviação República”, a oficina “Alquimia da Terra: Será uma foice? Será uma enxada? É um espantalho!!!”, e ainda “Vamos construir um pombal”.

fluviario_mora-001Em Mora, no Alentejo, o Fluviário preparou diversas actividades, na sua grande maioria livres e gratuitas. De 19 de dezembro a 2 de janeiro, as galerias expositivas do Fluviário apresentam “Olhei para o Rio e estava estrelado”. De referir ainda as iniciativas “Peça a uma Estrela”; “Avalanche”; “Sobre o Natal, eu sei…” e “partilhar a Poesia”: jogos, tradições natalícias e partilhas poéticas.

fluviario_mora-011“Uma Aventura Ambiental de Natal”, é a proposta do Fluviário, que requer marcação prévia, para conhecer melhor o funcionamento e as espécies que por lá habitam.O Fluviário está aberto das 10h00 às 17h00 e encontra-se encerrado no dia 25 de Dezembro.

Também em Mora, o Museu Interactivo do Megalitismo organizou uma panóplia de atividades mágicas para umas férias de Natal que pretende entreter e fazer sonhar novos e velhos. De 19 de dezembro a 2 de janeiro é possível participar nas atividades “Peça a Uma Estrela”; “Sobre o Natal, eu sei…”; “Um Anjinho Vou Criar…”; “O Pai Natal Está no Museu”; “Um Postal para o Pai Natal” e “Uma História de Encantar”. Todas as atividades, alusivas à época natalícia, são livres e gratuitas para todos os visitantes e decorrem nos vários espaços do museu. O Museu está aberto das 10h00 às 17h30, e os bilhetes custam 5 euros para os adultos e 2,50 euros para crianças dos 3 aos 12 anos.

Portanto, já sabe, não deixe os seus filhos em casa. Há um mundo, de norte a sul do país, a descobrir, para lá de telas e ecrãs.

Boas férias!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.