Assinala-se Hoje O Dia Mundial Da Língua Portuguesa

O ano de 2020 marca a 1ª comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, desde a sua proclamação, no dia 25 novembro de 2019, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos, e apoiada por mais de 24 Estados.

Devido à pandemia da COVID-19, os eventos programados por todo o mundo tiveram que ser repensados e acontecem pela Internet, pela televisão, rádio e redes sociais.

O Instituto Camões, em parceria com Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Unesco e ONU News, preparou um concerto no canal YouTube do Instituto Camões com os cantautores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste).

E ainda a transmissão de vários testemunhos do mundo lusófono como o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do Chefe de Estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e de Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO, Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça, entre outros.

Também a Rede do Instituto Camões pelo mundo programou 87 atividades, em 24 países.

A Câmara de Sintra também se quis associar à data e disponibilizou novos conteúdos nas redes sociais da autarquia. E convida a conhecer ou relembrar algumas figuras da nossa Literatura, bem como excertos e poemas sobre Sintra aqui.

A data escolhida corresponde ao Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, já comemorado desde 2009, e instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. A Língua Portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo, representando 3,7% da população mundial, e considerado como língua oficial de Macau e dos nove países-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A língua portuguesa ocupa também lugar enquanto língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.