Assinala-se Hoje O Dia Mundial Do Turismo

Assinala-se hoje o O Dia Mundial Do Turismo dedicado ao tema “Turismo Sustentável – Uma ferramenta para o Desenvolvimento”, que indica que o turismo pode e deve contribuir para os três pilares da sustentabilidade – económica, social e ambiental, e também promover uma melhor análise aos valores inerentes às várias culturas, reforçando a importância do turismo internacional e, particularmente, a sustentabilidade como desenvolvimento. Para assinalar a data vão decorrer várias iniciativas por todo o país.

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas para celebrar a data. Assim, hoje, os visitantes dos postos de turismo do Centro de Portugal vão ser recebidos com diversas iniciativas de animação. O destaque vai para os momentos de degustação de produtos regionais, provas vínicas e oferta de merchandising, entre outras ações promocionais.
No Welcome Center de Castelo Branco, é apresentado, às 17h00, o livro As mãos no Fogo – Antologia de Narrativas”, da autoria de Marta Dutra, Fátima Mateus Ramos e António Fontinhas. Durante todo o dia, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal; no posto de informação turística de Coimbra, no Largo da Portagem, será oferecido aos visitantes um saco-mochila Centro de Portugal; no posto de informação turística de Leiria, poderá assistir a uma exposição de pintura de Aleta Silva. Será também oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal; no Welcome Center de Fátima, haverá uma degustação e mostra de licores e produtos regionais, por parte da OurémViva. Serão também disponibilizados aos visitantes bicicletas e scooters, cortesia da BikeAventur. Ao mesmo tempo, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

O posto de informação turística de São Martinho do Porto oferecerá igualmente aos seus visitantes um kit de promoção turística do Centro de Portugal. No posto de informação turística de Aveiro, terá lugar uma prova de espumante Bairrada, por parte da Comissão Vitivinícola da Bairrada, assim como será oferecido um saco-mochila Centro de Portugal. No posto de informação turística da Torreira os visitantes poderão receber postais alusivos à arte xávega, cortesia da Fotografia Guedes, e rosas, das Flores e Presentes Isabel. Passando para a zona mais interior do Centro de Portugal, o posto de informação turística de Vilar Formosooferecerá flores aos visitantes, oferta da Jasmim Manga Biaflores, além de um kit de promoção turística do Centro. O posto de informação turística de Belmonte disponibilizará uma mostra e degustação de produtos Kosher, pelo Cantinho Kosher, e oferecerá um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

Já o posto de informação turística de Celorico da Beira terá para dar aos visitantes postais alusivos ao concelho, uma oferta da autarquia; o posto de informação turística da Covilhã oferece um kit de promoção turística do Centro de Portugal, que inclui o livro de banda desenhada Pêro da Covilhã; o Welcome Center da Guarda oferece aos visitantes um “welcome drink”, cortesia do município, bem como um kit de promoção turística do Centro de Portugal; O posto de informação turística de Manteigas terá no seu espaço uma degustação de Queijo da Serra da Estrela, queijo de cabra e compotas diversas, oferta da Rotas e Sabores Regionais; o posto de informação turística de Sabugueiro disponibiliza uma prova de mel de urze, produzido por Paulo Braz.

Finalmente, nas instalações do Welcome Center de Viseu terá lugar uma prova de vinhos do Dão, cortesia da CVR Dão, e haverá a oferta de um kit de promoção turística do Centro de Portugal. Além destes momentos nos postos de turismo, todo o Centro de Portugal vai estar repleto de animação, dado o elevado número de iniciativas culturais promovidas pelos municípios, e pelas empresas de animação turística que operam no território.

Experiência Pilar 7

Em Lisboa, o destaque vai para a zona de Belém, onde serão inaugurados dois Postos de Turismo e o Circuito Turístico Belém Monumental, que começa no Pilar 7 da Ponte 25 de Abril – Centro Interpretativo e depois segue viagem por alguns dos pontos de interesse de Belém, como o Museu dos Coches, Mosteiro dos Jerónimos, CCB, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém.

Já o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) propõe que “no Dia Mundial do Turismo venha ser turista (matemático)!”

Que matemática existe na sua cidade? Esta é a questão que se coloca às cidades de Lisboa, Leiria, Coimbra e Penafiel, que no Dia Mundial do Turismo acolherão atividades de Matemática Urbana por forma a mostrar onde está a matemática nas ruas, praças e monumentos, em percursos lúdicos que vão desde a calçada à arquitetura, passando pela música e pelos jogos.

São cinco os percursos de Matemática Urbana previstos, os quais fazem parte do Programa Percursos de Turismo Sustentável, criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, com a chancela do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e do Comité MPT-UNESCO. Destaque para um passeio interdisciplinar em torno da Calçada Portuguesa de Lisboa, desde o Jardim Botânico (MUHNAC) até à Praça do Município, passando por alguns espaços emblemáticos da Baixa.

Do outro lado do rio, no Barreiro, a Câmara Municipal convida a viajar no Varino Pestarola, mediante inscrição, entre as 9h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 17h00; e assistir à primeira exibição do “teaser” do documentário Making Of da Muleta no Posto de Turismo, entre as 10h30 e as 13h00 e as 14h30 e as 18h00.

No Alentejo, destacamos o programa do Município de Grândola, que inclui inúmeras atividades, com destaque para o lançamento oficial (a bordo de um barco no Sado), da 3ª edição da AR PURO – Feira de Caça, Pesca a Atividades ao Ar Livre, que vai decorrer de 6 a 8 de Outubro no Parque de Feiras e Exposições, certame que combina aventura, ecoturismo, turismo de natureza, desporto, gastronomia e animação.

No Posto de Turismo de Grândola, situado no cento histórico da vila, vai haver degustação de vinhos das adegas/enoturismo da nossa região enquanto se visualiza o novo filme promocional do concelho; passeios de Charrete entre os Jardim Dr. Jacinto Nunes e o Eco-Parque Montinho da Ribeira, entre outras atividades.

Em Melides, quem visitar o Espaço Cultural A Moagem, pode saborear a doçaria tradicional, visitar a exposição da Brigada do Mar e assistir à exibição dos filmes “Biomelides”, “Brigada do Mar” e  “Entre o Céu e as Marés”.

Destaque ainda para a visita guiada para conhecer a Herdade da Aberta Nova, que desenvolve um projecto que tem na sua base uma constante preocupação com a conservação da natureza e biodiversidade, sendo um modelo de exploração florestal e agrícola inovador em Portugal, com inúmeros projectos como a estufa de aquaponia, o gaseificador, o viveiro florestal e a horta biológica.Em Tróia, a sugestão é uma visita às Ruinas Romanas de Tróia, em dia aberto, ou a descoberta do percurso pedestre “Trilho da Caldeira”
No Lousal vão decorrer visitas gratuitas ao Centro Ciência Viva e Museu Mineiro do Lousal.

Já em Monsaraz vão decorrer visitas guiadas gratuitas à vila medieval, entre as 10h00 e as 14h30, em português e inglês, com início no Posto de Turismo de Monsaraz. O roteiro inclui o castelo, a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, o Museu do Fresco, o Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz e a Igreja da Misericórdia. As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.

Para além das visitas guiadas em Monsaraz, quem pretender conhecer melhor o património do concelho poderá ainda deslocar-se aos monumentos megalíticos, como o Cromeleque do Xerez, o Menir do Outeiro, o Menir da Belhoa ou as Antas 1 e 2 do olival da Pega, mas também ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade, a fábrica das mantas alentejanas, o Museu José Mestre Batista, a Biblioteca Municipal e a Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz.

Iniciativa da Organização Mundial do Turismo, o Dia Mundial do Turismo é celebrado desde 27 de setembro de 1980.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.