ASA Publica Páscoa E Seus Dois Maridos Inspirado Na História Real De Páscoa Vieira

O romance de Charlotte de Castelnau-L’Estoile, Páscoa e Seus Dois Maridos, com selo Asa, é baseado na histórica verídica de Páscoa Vieira, uma escrava entre Angola, Brasil e Portugal, que aborda a Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas.

Páscoa E Seus Dois MaridosNo verão de 1700, a “negra Páscoa” é presa no Brasil e embarca rumo a Lisboa para ser julgada pelo Tribunal do Santo Ofício. Enfrenta a acusação de bigamia, de ter casado uma segunda vez quando o primeiro marido estava vivo em Angola. A investigação percorreu três continentes e revelar-se-á implacável.

Numa sociedade dominada pelos valores tradicionais, o processo de Páscoa Vieira assume contornos de escândalo. Primeiro escravizada em África e depois na América do Sul, esta mulher vai ser julgada pela sociedade lisboeta, à época religiosa e conservadora, mas paradoxalmente ela tem no julgamento movido contra si uma rara oportunidade de fazer valer a sua voz. Páscoa enfrentara com valentia a violência imposta pela sua condição e, mesmo presa nos porões inquisitoriais, submetida ao medo e a repetidas sessões de interrogatório, não se dobra perante os juízes da Inquisição.

Uma apaixonante história de vida que releva a condição feminina durante o Império português setecentista, Páscoa e Seus Dois Maridos resulta de uma pesquisa histórica baseada no processo inquisitorial de Páscoa Vieira – conservado há trezentos anos nos arquivos eclesiásticos portugueses. A historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile narra, antes de mais, o destino desta africana, e traz-nos um relato fascinante e rigoroso sobre o longo período da Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas do Atlântico Sul.

O romance, de 256 páginas, está à venda por 16,90 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.