As novas Tentações do 12 Bistrô & Terrace

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

12_03[dropcap]O[/dropcap]s sabores refrescantes cedem lugar a alimentos mais quentes. O restaurante 12 Bistrô & Terrace apresentou a nova carta que convida a trocar a brisa que sopra na varanda pelo aconchego da redoma de vidro. O tempo pede conforto, neste espaço cosmopolita, em que é possível admirar a magnífica tela que constitui Lisboa vista do topo do Parque Eduardo VII.

Irmão mais novo do Eleven, restaurante que ocupa o piso de baixo, o 12 Bistrô & Terrace tem um ambiente mais descontraído, é frequentado por caras bonitas e também mais jovens. Preços a condizer com as carteiras mais ligeiras, o 12 exibe uma gastronomia exemplar, com o “G” maiúsculo que a qualidade do grupo Thema Hotels, a que pertence, exige.

Ideal para chegar ao final do dia, sentir baixar o pulsar da cidade e ver as luzes a acender ao fundo do corredor verde onde se localiza. Ao pão junta-se azeite balsâmico ou tapenade de azeitona e começa-se a olhar para a carta com atenção. A nossa sugestão, para partilhar, divide-se entre o prato de Enchidos e Buratta, uma generosa seleção de presunto, paio e chouriço alentejano, burrata artesanal italiana, chutney de pimentos e tomate seco e a Tapa Portuguesa, uma espécie de concentrado de paladares nacionais, que inclui pataniscas, presunto, punheta de bacalhau e caldo verde. Há também a possibilidade de ir pelo Ceviche de bacalhau com banana receita nº 1012 do fiel amigo, o Carpaccio de polvo com seu Hot Dog ou a Salada de peixe-espada defumado com molho de laranja.

Todas as semanas há pratos fora da carta, que vale a pena explorar, principalmente se for cliente habitual. À nossa mesa veio parar uma pequena cataplana com Arroz de Peixe, bem apurado. De peixe, na nova carta há também disponível Risoto cremoso de abobora com camarão, para além do Peixe do dia. Em matéria de carne, experimentámos a Bochecha de vaca estufada em vinho tinto com puré de batata ratte e beterraba. O aviso vem escrito na carta e com toda a razão “desfaz-se na boca”! Hamburguer de ribs glaceados de tão solicitado, mantém-se nesta carta. Outras opções são o Bife do lombo com Knoedel e molho de pimenta verde e Cubo de Jarrete de vitela com polenta cremosa.

O Tiramisú de torta de Azeitão com Moscatel e a Sacher-Torte (Bolo de chocolate húmido com doce de alperce) fazem-nos acreditar que a ingestão de doces destes não pode, de forma alguma, ter qualquer tipo de efeito nefasto pelo bem que sabe. A tentação aqui deixa outras portas a onde bater como o Crème brulée com baunilha da Amazónia ou o “O melhor pão-de-ló do Universo” com gelado de canela.

A forma de passar por todas estas etapas, sem ter de falhar com a preocupação de que a conta possa pesar no fim, é escolher o Menu 12, em que por 33 euros cada pessoa tem acesso a couvert, entrada, prato e sobremesa.

A carta de vinhos é extensa, organizada de forma temática, numa espécie de jogo da boa disposição em que o que conta é o nome: Vinhos com CO2, Numéricos, Douro Boys, Animais, Aristocráticos, Chef & seus amigos,  Alemães e os rosés em ”Pink is beautiful”. A opção de vinho a copo é aqui considerada.

12 Bistro & Terrace está aberto de quarta-feira a sábado, das 19h30 às 00h00. Aconselha-se a reserva prévia por telefone.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.