As mil e uma maneiras de degustar cereja

cerejasEstá a decorrer a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em 10 restaurantes de Lisboa. Até ao dia 7 de julho, pode provar bebidas, sobremesas, entradas e até pratos principais elaborados pelos mais conceituados chefs com base na cereja do Fundão.

Esta iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à versatilidade deste fruto tão sazonal, através da criação de verdadeiras experiencias gastronómicas. Bertílio Gomes, Joachim Koerper, José Avillez, Luís Casinhas, Miguel Castro e Silva, Nuno Bergonse, Susana Rainha, Vítor Claro e Vítor Sobral aceitaram o desafio da Câmara Municipal do Fundão para criarem receitas sob o mote da cereja.

Aproveite a oportunidade de viajar até ao Fundão, sem sair de lisboa com cereja em calda de Porto e especiarias com gelado de arroz doce (Largo), cheesecake com coulis de cerejas (O Cantinho do Avillez), daiquiri de cereja e cerejas recheadas com foie gras, frutos secos caramelizados e leite de amêndoa (Cantina do Ministerium), creme brulêe de cereja (Cantina da Estrela), floresta negra ou “Clafoutis” com gelado de baunilha (Eleven), sangria de cereja e tarte de cereja (Laurentina, O Rei do Bacalhau), creme de chocolate preto, calda de cereja e massapan (Claro!), queijo de cabra da granja em crosta de frutos secos e salteado de cerejas e sorvete de cerejas com souflé de chocolate 70% cacau (O Chapitô), salame de chocolate com cerejas em várias texturas (A Cervejaria da Esquina).
A Tasca da Esquina também faz parte deste roteiro, mas o chefe apresenta uma sugestão diferente em cada dia.

gelado_santiniO sabor desta fruta é também um dos destaques do Santini, este verão, que lançou um gelado com sabor a cereja do Fundão. “Interpretamos esta parceria com uma das mais reconhecidas gelatarias nacionais, e com grande projeção internacional, como um enorme reconhecimento da Cereja do Fundão. Na sua enorme variedade de utilizações, o gelado de cereja é dos mais apreciados e permite o consumo desta fruta de uma forma fresca e saudável”, destaca Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão em comunicado de imprensa.

 Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.