As Marionetas Estão De Volta Com O FIMFA Lx17 Em Maio

Lisboa, em maio será, sem dúvida, o Grande Palco Internacional da Arte das Marionetas. Entre 11 e 28 de maio, a cidade será invadida pela 17ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Durante 18 dias os mais variados espaços culturais de Lisboa (desde o Maria Matos Teatro Municipal, passando pelos São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Taborda, Cinemateca Portuguesa, ao Museu de Lisboa – Núcleo Palácio Pimenta) formarão uma plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas. Neste festival multidisciplinar, de dimensão internacional, poderemos contar com a apresentação de projetos de reputadas companhias e criadores, vindos da Alemanha, Chile, Estados Unidos da América, Noruega, Portugal e França (que será alvo de uma programação especial), sem esquecer os novos valores, que constituem quase todos estreias nacionais.

Os visitantes serão transportados para um mundo criativo, imaginário e divertido, em que não faltarão ballets aéreos, plataformas gigantes manipuladas, máscaras coloridas, marionetas de todos os tamanhos (de minorca a gigante), formas animadas singulares, objetos de sátira… tudo será possível, em espetáculos que revelam técnicas ancestrais aliadas a linguagens inovadoras pela mão de genuínos artistas contemporâneos! Também não faltará a originalidade, a poesia, a irreverência e a invenção.

Entre a vasta programação desta edição destaque para o espetáculo de abertura no Maria Matos Teatro Municipal com a companhia Familie Flöz , que apresenta Teatro Delusio. Os bilhetes estão à venda no local e online e custam entre 7 e 14 euros.

No São Luiz Teatro Municipal – Sala Luís Miguel Cintra sobe à cena Celui qui tombe pela Yoann Bourgeois – CCN2-Centre chorégraphique national de Grenoble (França). Bilhetes entre os 12 euros e os 15 euros à venda no local e online.

Phia Ménard – Cie Non Nova (França) apresenta L’Après-Midi d’un Foehn – version 1 no São Luiz Teatro Municipal – Sala Mário Viegas. Também no mesmo espaço sobe a cena Feos, pelo Teatro y su Doble do Chile.

Paul Zaloom dos Estados Unidos da América apresenta The Adventures of White-Man no Teatro Nacional D. Maria II – Sala Estúdio e a companhia franco-norueguesa Plexus Polaire apresenta Cendres, no Maria Matos Teatro Municipal

Este será um universo da arte do movimento e da imagem cuja exploração não iremos, com certeza, perder! A viagem pelo festival deste ano da marioneta contemporânea e as suas metamorfoses será uma das aventuras que teremos todo o gosto de partilhar convosco na nossa próxima edição de maio.

Mais uma vez, o FIMFA Lx é organizado pela companhia A Tarumba – Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro, conta com o imprescindível apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura – Direcção-Geral das Artes e com o estabelecimento de importantes parcerias com agentes culturais da cidade, nomeadamente a EGEAC, o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz, o Teatro Nacional D. Maria II, a Câmara Municipal de Lisboa, o Goethe-Institut Portugal, o Teatro da Garagem/Teatro Taborda, a Cinemateca Portuguesa e o Institut Français du Portugal.

A programação completa pode ser vista aqui.

O preço dos bilhetes varia consoante os espetáculos e podem ser adquiridos nas bilheteiras das respetivas salas de espetáculo e online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.