As imagens que marcam os 70 anos de história da ONU em exposição da Cordoaria Nacional

onu_expoInaugura hoje, na Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional a exposição de fotografia “A ONU em imagens – 70 anos de História”. Uma viagem pelo seu vasto arquivo iconográfico, organizada pelo Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron para celebrar o 70 º aniversário desta organização.

Dela fazem parte fotografias feitas por fotógrafos tais como João Isaque, Peter Magubane ou Eskinder Debebe; cartazes para campanhas da ONU mas também cartazes criados por artistas lendários como Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Joan Miró, Jean Micheal Folon, Hans Erni, Marc Chagall, Keith Haring, Oswaldo Guayasamín e Cristobal Gabarron.

O objetivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri, é mostrar, refletir e comentar o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente ao longo de 70 anos e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais atividades: direitos humanos, desenvolvimento, assistência humanitária, paz e de segurança.

A exposição estará aberta ao público até 27 de setembro, todos os dias, exceto segundas-feiras, entre as 10h e as 13h e entre as 14h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

Texto de Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.