As Fotos da World Press Photo em Exposição em Lisboa

World Press Photo 2015Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Todos os anos são várias as fotografias apresentadas a um dos concursos mais importantes da área, e que depois dão origem a uma das mais visitadas exposições do género – a World Press Photo 2015, que este ano chega a Lisboa em mais uma itinerância pela Europa.

São fotos a preto e branco, outras a cor, algumas até misturadas (a preto e branco com um pouco de cor), umas tiradas com grandes máquinas fotográficas outras com um mero telemóvel ou até drones, mas todas elas tiradas por fotógrafos e fotojornalistas profissionais, e registam um olhar, um trabalho, um projecto sobre um dos muitos eventos ou acontecimentos de 2014.

A mostra, agora patente na Sala de Exposições da Central Tejo em Lisboa (depois de ter passado pela Nieuwe Kerk na capital holandesa reúne as fotografias vencedoras dos 1ºs, 2ºs e 3ºs prémios das oito categorias da World Press Photo. Natureza, Vida Quotidiana, Desporto, Retratos, Projectos de Fundo, Assuntos Contemporâneos, Notícias em Geral, Notícias em destaque são os temas pelas quais as 42 imagens finalistas são apresentadas.

Algumas mais chocantes, outras menos, quer pelo tema, quer pelo olhar do fotógrafo, o que conta é a cena registada. Da epidemia do Ébola, que matou milhares, à continua Guerra no Médio Oriente, passando pela brutal Guerra na Ucrânia, ao flagelo do Tráfego Humano aliado às emigrações clandestinas, são várias as imagens icónicas aqui presentes. Menos violentas, mas também fortes são algumas imagens tiradas na China ou na Natureza, no fundo, a intensidade da foto depende também da sensibilidade de quem a vê. Entre as várias imagens aqui expostas, destaque para a foto do dinamarquês Mads Nissen, vencedor do Grande Prémio World Press Photo 2015, das fotos de Pete Miller, ou de Sofia Valente, ou da série de Darcy Padilla, ou a de Ronghui Chen com o telemóvel ou a de Tomas Van Houtryve tirada com um drone.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

Ao concurso do World Press Photo 2015 concorreram 97.912 fotografias, de 5.692 fotojornalistas e fotógrafos de 131 países e no total, foram premiados 42 trabalhos enquadrados em oito categorias temáticas.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, na Central Tejo em Lisboa, até dia 24 de maio. Os bilhetes vão custar 2 euros para o público em geral, 1 euro para estudantes, séniores ou portadores de deficiência e será gratuita para desempregados, menores de 14 anos, entre outros.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.