As Festas de Lisboa 2013 arrancam dia 1 e prometem muita animação durante todo o mês

logofestas13As Festas de Lisboa regressam à Capital já no dia 1 de junho, prometendo muita animação e uma programação cultural diversificada ao longo de todo o mês, a começar com humor a terminar com um concerto dos portugueses Moonspell.

O arranque é no dia 1 de junho, com Leo Bassi, ator e encenador do espetáculo Os P.I.G.S em festa, que vai ter lugar,  às 19h30 no Martim Moniz e no Rossio. Trata-se de um Teatro de Rua que aborda a situação dos países em crise de forma diferente e divertida.

Depois, ao longo do mês, a música, a literatura, o cinema, exposições, eventos comemorativos e atividades ao ar livre vão invadir a cidade. De destacar desde sempre as Marchas Populares que chegam este ano à sua 81.ª edição e que têm como tema os Quinhentos Anos do Encontro Cultural Portugal/China, o quinto centenário da construção do Bairro Alto e o 125.º aniversário de Fernando Pessoa. Este ano irão encerrar as Festas com um desfile no Parque das Nações. Mantendo-se a tradição, contar-se-á com os habituais Arraiais Populares e com os Casamentos de Santo António.

alto_pina (30)

Em destaque também alguns projetos como o Teatro das Compras, que faz das lojas tradicionais da baixa lisboeta o cenário para contar histórias tendo como base os textos do escritor José Luís Peixoto; também o festival Com’Paço, que proporciona concertos ao ar livre de Bandas Filarmónicas de todo o país; a exposição Uma Sardinha é Tudo, patente na Fundação Millenium BCP e que comemora o 10º da Sardinha como sendo ícone das Festas de Lisboa.

Também o Festival Lisboa Mistura, com curadoria de Carlos Martins, Kalaf Ângelo, Vítor Belanciano, Carlos Seixas e Risto Nieminen, projeto multidisciplinar e intercultural que se desenvolve em espaços como o Castelo de São Jorge e o Martim Moniz, se junta às festividades

O Fado marca a sua presença através do projeto Lisboa Loves Fado, com concertos de Fado e visitas guiadas a monumentos emblemáticos da cidade, sendo de destacar o concerto de comemoração dos cinquenta anos de carreira de Carlos do Carmo, no Mosteiro dos Jerónimos, e volta a marcar presença na iniciativa Fado no Elétrico.

A encerrar as Festas de Lisboa vão estar os Moonspell e alguns convidados especiais como o grupo Ignis Fatuus Luna, a música popular e erudita de Beatriz Nunes, Carlos Maria Trindade e  Pedro Ayres de Magalhães dos Madredeus, a voz de Anneke van Giersbergen, entre outros, num concerto muito especial.

Paralelamente, os arraiais, o cheiro das sardinhas e dos manjericos vão também invadir e perfumar a cidade.

Texto de Joana Resende
Foto da Marcha do Alto Pina (vencedora em 2012) de Francisco Padrão Mota

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.