As Estações do Ano São o Tema do Lumina 2015

Lumina 2015
Lumina 2015
Lumina 2015

Lumina, o Festival da Luz que permitido visitar Cascais numa dinâmica mais interativa, atravessando projeções e instalações multimédia, regressa já nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Esta edição é subordinada ao tema “As Quatro Estações da Luz”, com um percurso especial que passa pela Sagração da Primavera, a Noite de Verão, as Folhas de Outono e a Viagem de Inverno.

Traz uma novidade, a primeira experiência 3D de Vídeo mapping 360º. Wonderlust é a instalação que ocupa, este ano, a Cidadela de Cascais, a que o público assiste com recurso a óculos 3D. Trata-se de uma experiencia imersiva, de luz e som, realizada pelo coletivo turco Nerdworking. Este é o únco espaço cuja entrada terá o custo de 1 euro, com acesso gratuito para crianças até aos 5 anos.

Na baía de Cascais, o Turismo de Macau combinou a atração da luz com a Dança do Leão, dinamizada, durante todo o festival, por membros do Clube Hong Long de Oeiras.

A edição de 2015 traz 40 artistas, oriundos de 15 países e é, mais uma vez, uma produção do ateliê OCUBO, com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle. O passeio luminoso é desta vez distribuído por quatro percursos em sequência, correspondendo às quatro estações do ano. Na história da arte, abundam representações e reinterpretações das estações do ano. O Lumina 2015, comenta este património cultural com visões contemporâneas da eterna arte da luz, num diálogo com a tradição.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

Uma constelação de momentos urbanos que inclui instalações multimédia dinâmicas, video-projeções monumentais e esculturas interativas, mas também workshops, contribuindo para o seu carácter participativo.

A entrada é gratuita.

Texto de Tânia Fernandes, fotografias de António Silva

Editado a 10.09.2015

 

Artigo anteriorComeça Hoje o Festival de Flamenco de Lagos
Próximo artigoAs Raposas de Volta ao Teatro Aberto

Leave a Reply