As Crianças do Sacerdote recebem o Golfinho de Ouro Para Melhor Filme do Festroia

vencedore_festroiaAs Crianças do Sacerdote, de Vinko Bresan, da Croácia/Sérvia, foi o vencedor do prémio de Melhor Filme da 30ª edição do Festroia, recebendo o Golfinho de Ouro.Coração de Leão, de Dome Karukoski, Finlândia, venceu o Prémio do Público.

Coração de Leão, além do prémio do público, foi também distinguido com os prémios especiais Fipresci e Signis.

O prémio Especial de Júri – Golfinho de Prata foi para Faro, de Fredrik Edfeldt, Suécia/Finlândia, e o prémio Melhor Realizador – Golfinho de Prata foi para Hans Petter Moland, pelo filme Em Ordem de Desaparecimento, Noruega.

O prémio de Melhor Ator – Golfinho de Prata foi para Vytautas Kaniusonis, pelo filme O Jogador, de Ignas Jonynas, Lituânia/Letónia, e o de Melhor Atriz – Golfinho de Prata foi para Birgitte Hjort Sorensen, pelo filme Alguém Que Amas, de Pernille Fischer Christensen, Dinamarca.

O filme O Jogador foi também premiado na categoria Melhor Argumento – Golfinho de Prata, atribuído a Ignas Jonynas e Kristupas Sabolius, e a Melhor Fotografia – Golfinho de Prata foi para Thomas W. Kiennast pelo filme O Vale Negro, de Andreas Prochaska, Áustria/Alemanha.

Nos prémios especiais, O Meu Avô e Eu, de Tony Costa, Portugal, foi premiado com o galardão Mário Ventura, enquanto O Círculo, de Stephan Haupt, Suíça, recebeu o Prémio Homem e a Natureza, e Antes que Neve de Hisham Zaman, Noruega, recebeu o prémio Primeiras Obras.

O FesTroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal decorreu entre 6 e 15 de junho, e este ano homenageou o cinema alemão, e o produtor português Paulo Branco.

Texto de Catarina Delduque
Artigo anteriorFérias Debaixo de Água arrancam Hoje no Oceanário de Lisboa
Próximo artigoCastelo de Evoramonte recebe a Mostra Sete Filhas – Sete Irmãs

Leave a Reply