Artistas Açorianos em exposição no Centro de Arte Manuel de Brito em tributo a António Dacosta

António Dacosta, Duas sereias à boca de uma gruta, 1980, acrilico sobre ...O CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito, em Oeiras, apresenta a partir de 14 de março a exposição Ilhas do Mar – Artistas Açorianos na Coleção Manuel de Brito, um tributo a António Dacosta no ano do centenário do seu nascimento. Nesta mostra podem ainda ser vistos trabalhos de outros artistas  açorianos como Ana Vieira, Catarina Branco, Carlos Carreiro, Luís França, Medeiros Cabral, Miguel Rebelo, Tomaz Vieira, Victor Almeida e Urbano.

Ilhas do Mar – Artistas Açorianos na Coleção Manuel de Brito,mostra várias sensibilidades e técnicas mas, na maioria das obras, uma forte influências das ilhas, fonte inspiradora de tantos escritores, poetas e pintores, com as suas tradições, a sua beleza e, simultaneamente, com o medo a pairar pela ameaça da natureza”.

António Dacosta é um dos pintores portugueses mais importantes do século XX e um dos expoentes máximos da pintura surrealista, reaparecido nos anos oitenta depois de ter interrompido a sua atividade na pintura por mais de trinta anos, com uma obra de tal modo jovem e inovadora que influenciou praticamente todos os novos pintores dessa década.

A exposição pode ser vista até 14 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado e domingo das 12h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.