Artes Performativas Em Serralves Celebradas Com Exposição

A exposição Estás Aqui, patente na Biblioteca de Serralves, celebra a programação do Serviço de Artes Performativas entre 1999 e a atualidade. Uma mostra no âmbito dos 30 anos da Fundação de Serralves e dos 20 anos do seu Museu.

Por um lado, a mostra permite perceber quem apresentou obras em Serralves ao longo deste período, sublinhando o caráter pioneiro da importância conferida às artes performativas por parte da Fundação; por outro lado, traduz, através da sua singular cenografia, aquilo que parece distinguir imediatamente estas artes: a implicação do espectador, o espírito eminentemente colaborativo, o “aqui e agora”, por oposição ao “isto foi”.

Os compromissos passaram por expor documentação e permitir aos seus visitantes saber quem se apresentou em Serralves (e quando, como e onde), ao mesmo tempo que se apresentam elementos que convocavam o tal “aqui e agora”. A documentação foi incorporada através de um processo de colaboração: uma vez selecionadas pelos programadores Cristina Grande e Pedro Rocha as imagens e palavras que melhor ilustrassem os últimos vinte anos da sua programação (entre fotografias de cena e materiais gráficos que anunciavam e acompanhavam as atividades), foi pedido a um designer gráfico, Luís Teixeira, que concebesse um livro que nunca seria publicado, cujas páginas seriam exclusivamente apresentadas nas paredes da Biblioteca de Serralves, juntamente com filmagens de espetáculos e adereços a que os referidos programadores reconheceram especial importância. Ao mesmo tempo, decidiu-se ocupar uma área considerável do mezanino da biblioteca com um objeto que convocasse imediatamente a ideia de teatro e que conseguisse “ativar” o espectador: um pequeno palco à espera de ser ocupado.

A exposição, com curadoria de Cristina Grande, Ricardo Nicolau e Pedro Rocha, estará patente de 18 de dezembro 2019 a 22 de março de 2020.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.