Artes da Pesca em Exposição no Museu de Etnologia em Lisboa

ARTESDAPESCAO Museu de Etnologia acolhe a partir de amanhã, 3 de abril, pelas 18h30, a exposição temporária, Artes de Pesca: Pescadores, Práticas, Objetos Instáveis, uma coleção de artes de pesca que “resulta de uma investigação conduzida no terreno, a partir de 2004”, e que agora é posta em articulação com a coleção dos anos 60, já existente no museu.

Muitos dos objeto foram oferecidas pelos pescadores, outras resultaram de acordos de colaboração com as várias capitanias marítimas, o que permitiu transferir para o museu artes e instrumentos de navegação apreendidos porque considerados em situação ilegal.

Esta recolha procurou preencher a maior diversidade de artefatos e tipos de materiais, técnicas, processos e funcionalidades, sobre a qual elaborar um sistema  de classificação de referência para o seu inventário nos museus. O fio condutor da  exposição é, por isso, também uma proposta de classificação para as artes de pesca, tomando em conta outras já produzidas por diferentes autores e instituições.

A exposição pode ser vista à terça-feira, das 14h00 às 18h00, e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.