Arte E Devoção No Museu Da Vista Alegre

O Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, acolhe de 4 de outubro a 31 de dezembro, a mostra temporária A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção, organizada em parceria pela Vista Alegre e pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro.

A centenária fábrica de porcelana, erigida em torno de uma capela inacabada, classificado como Monumento Nacional desde 1910, mandada construir por pagamento de uma promessa a Nossa Senhora da Penha de França pelo bispo D. Manuel de Moura Manuel, destaca-se, no panorama europeu, por integrar nas suas coleções uma diversidade extraordinária de objetos de natureza religiosa, que cruzam diferentes épocas de produção e formas de expressão.

A exposição A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção reúne peças de Paróquias da Diocese de Aveiro, de colecionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre, apresentando as diferentes relações entre as práticas religiosas e a produção artística.

O conjunto diversificado de objetos em exposição, com diferentes suportes materiais, estilos, técnicas decorativas, épocas e origens, procurou facilitar o cruzamento de diferentes linhas de interpretação: a encomenda, de caráter privado ou institucional; a produção, com as suas especificidades técnicas e artísticas; e, por último, a dimensão religiosa, associada à devoção, representação e explicitação do Sagrado.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada diariamente, incluindo fins de semana, das 10h00 às 19h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.