Arranca hoje a rodagem de Os Maias de João Botelho

eca_queirozÉ já hoje, segunda-feira, que começa a rodagem de Os Maias, a primeira adaptação ao cinema do romance de Eça de Queirós. O filme realizado por João Botelho terá duas versões: uma para as salas e outra em formato de mini-série, a transmitir pela RTP.

Com estreia prevista para setembro do próximo ano, Os Maias terá como base um libreto de ópera, incluindo sequências que começam a preto e branco e terminam a cores.

O elenco de luxo, é encabeçado por João Perry, no papel de Afonso da Maia. Graciano Dias dará vida a Carlos da Maia e Maria Eduarda, essa será encarnada pela brasileira Maria Flor. A estes atores juntam-se Pedro Inês, que vestirá a pele de João da Ega, Pedro Lacerda (Thomaz d’Alencar) e Rita Blanco, encarregue de dar vida a D. Maria da Cunha. O papel do narrador – o próprio Eça de Queirós – caberá ao barítono João Vaz de Carvalho.

Produzido por Alexandre Oliveira, o filme tem imagem de João Ribeiro, montagem de João Braz e som de Jorge Saldanha. Os cenários, esses são da autoria do pintor João Queiroz, estando a banda sonora entregue ao guitarrista Norberto Lobo.

Para além de Lisboa, a rodagem será feita em Celorico de Basto e Guimarães.

Após a estreia, João Botelho pretende que Os Maias siga em digressão por escolas e auditórios, à semelhança do que sucedeu com Filme do Desassossego.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.