Arranca Amanhã O Underscore – Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo

Underscore é o novo Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo que arranca amanhã em Lisboa e se prolonga até dia 17. O festival vai passar pelo Centro Cultural de Belém, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

O programa inclui a exibição de vários filmes clássicos, acompanhados aos vivo por músicos de diversos quadrantes, apresentando uma nova abordagem aos cine-concertos, assim como performances ou oficinas para famílias, filmes de Lotte Reiniger e das vanguardas do cinema português.

Entre os nomes confirmados encontram-se o britânico Neil Brand, os espanhóis Adriana Vila e Luis Macías, o checo Pavel Fajt, Maria do Mar e Maria Radich, .

O festival arranca amanhã dia 13, às 21h30, no CCB, com a exibição de O Homem Forte (1929), de Henryk Szaro, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud.

No dia 14, é a vez do Cinema São Jorge exibir a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, convertido em filme por Gustav Machatý em 1927 que contará com a música original e acompanhamento lendário de Pavel Fajt, juntamente com as portuguesas Maria do Mar e Maria Radich.

No dia 15, também no São Jorge, temos o experimentalismo de Cinema Expandido com Adriana Vila e Luis Macías, os Crater Lab. No dia 16, na Cinemateca, é exibido Mulheres da Beira, de Rino Lupo, com a composição original e acompanhamento musical ao piano de Nicholas McNair.

No dia 17 tem lugar a oficina para famílias, com a mostra dos Contos de Fadas de Lotte Reiniger, acompanhados pelo britânico Neil Brand e pela performer portuguesa Sónia Baptista. Vão decorrer ainda outras atividades, como um debate gratuito intitulado “CESEM: Pensar a Música – Um Diálogo Aberto”, que quebra as barreiras entre investigadores universitários e o público em geral.

O Underscore, festival idealizado por Érica Faleiro Rodrigues e Diogo Alvim, “pretende promover a multiplicação e diversificação de perspetivas artísticas num mesmo festival, trazendo o som e a música de fundo para primeiro plano e destina-se a cinéfilos e melómanos”, explica a organização em comunicado, e está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa ’17.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.