Arquiteturass Film Festival Arranca Amanhã Em Lisboa

O Festival de Cinema e Arquitetura, Arquiteturas Film Festival, cujo tema desta edição é REHAB NATION, arranca oficialmente amanhã na Capital e vai ocupar várias salas da cidade, como o Fórum Lisboa; Cinema City Alvalade; Cinemateca; Gabinete; Rua das Gaivotas 6; Music Box e CIM – Centro de Inovação da Mouraria, MAAT e a Roca Lisboa Gallery.

A edição deste ano conta com 20 filmes em estreia nacional, quatro filmes em estreia europeia e cinco filmes em estreia mundial e um conjunto de debates com os principais protagonistas do panorama cinematográfico e arquitetónico.

Hoje (e ontem) são ainda apresentados em estreia documentários sobre arquitetos portugueses Álvaro Siza e Carvalho Araújo, no warm up do festival, na Roca Lisboa Gallery.

O festival divulga a arquitetura em fusão com o cinema, o design e as artes visuais, ao mesmo tempo que pretende valorizar e impulsionar a circulação internacional de trabalhos baseados na imagem em movimento, de criadores que atuam na interseção de disciplinas e linguagens artísticas.

A abertura oficial tem lugar amanhã, com o filme A Propósito de Leixões, com banda sonora ao vivo da banda TORTO, no Fórum Lisboa, pelas 19h00.

O Arquiteturas Film Festival nasceu em 2013 e é um projeto promovido pelo laboratório DYMA – Do You Mean Architecture, dedicado à investigação e criação alicerçadas nas relações interpessoais, na arquitetura e nas artes audiovisuais, e “divulga, em simultâneo, a arquitetura em fusão com o cinema, o design e as artes visuais, ao mesmo tempo que pretende valorizar e impulsionar a circulação internacional de trabalhos baseados na imagem em movimento, de criadores que atuam na interseção de disciplinas e linguagens artísticas”, explica a organização.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.