Anish Kapoor À Escala Real Para Conhecer Em Serralves

Por Tânia Fernandes (texto) e António Silva ( fotografias)

Serralves dá a conhecer até ao dia 6 de janeiro de 2019, a obra escultórica de Anish Kapoor. São quatro as peças monumentais expostas no espaço do jardim. No Museu, há uma galeria repleta de maquetas do artista.

A exposição Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências saltou recentemente para os noticiários pelas piores razões. Um visitante sucumbiu à ilusão criada pelo artista. Apesar das advertências de segurança e do termo de responsabilidade que é necessidade de assinar antes da aproximação à obra de arte, o acidente aconteceu. Prova de quem nem sempre os olhos nos dão a informação mais verdadeira, “Descida para o Limbo” é um real fosso com mais de 2,5 metros de profundidade, que aparenta ser uma mera pintura no chão. A visita é absolutamente segura, seguindo as orientações do funcionário que acompanha os visitantes ao interior do bloco de cimento onde se encontra a obra de arte.

Pelos jardins, os visitantes encontram também “Espelho do Céu”, “Linguagem das Aves” e “Corpo Seccional preparando-se para uma singularidade monádica”.

A escolha e a localização das peças, no exterior, foram definidas pelo artista e criam um itinerário que permite visitar também os jardins de Serralves. Há uma relação entre o espaço e o artista, na escolha de materiais e escala. Um claro diálogo com a arquitetura e a paisagem e o observador.

Anish Kapoor é considerado um dos escultores mais influentes a trabalhar nos nossos dias. Nasceu em Mumbai em 1954 e reside e trabalha em Londres.

Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências é comissariada por Suzanne Cotter e coordenada e produzida por Marta Moreira de Almeida, Diretora Adjunta do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A exposição pode ser visitada dentro do horário de Serralves: até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00 e aos sábados, domingos e feriados até às 20h00. A partir de outubro, encerra uma hora mais cedo. Os bilhetes custam 10 euros. Há descontos para estudantes e seniores. É gratuito para menores de 12 anos. Ao primeiro domingo de cada mês, entre as 10h00 e as 13h00, o acesso também não tem custo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.