ANIMAR Celebra 10 anos Com Cinema de Animação Para Todos

Cartaz_Expo_EstacaoAnimarA 22 de fevereiro, a partir das 14h30, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a Festa de Abertura da ANIMAR 10 com jogos para os mais novos e a exibição do filme O Menino e o Mundo.  No âmbito do projeto, a Galeria Solar recebe ainda a exposição Estação ANIMAR, que tem como mote a curta Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá.

Criado pela equipa do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a ANIMAR é um projeto educativo anual que parte dos  filmes de animação e os seus autores para desenvolver um conjunto de atividades, para escolas e para o público em geral, com o objetivo de aproximar os mais jovens do cinema.

Em edição de aniversário, a ANIMAR convida-nos a entrar a bordo de uma viagem pelo cinema de animação tendo como ponto de partida a curta-metragem Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá. O filme de animação tem como palco uma estação de comboios onde um homem revive as suas memórias, num vaivém no tempo, onde o passado e o presente se entrecruzam sobre as linhas de ferro. A curta-metragem, com banda sonora de Rita Redshoes e The Legendary Tigerman, teve estreia no Curtas Vila do Conde em 2014 onde foi duplamente premiada. No mesmo ano, foi  também o primeiro filme português a vencer o grande prémio Cinanima, o festival de animação mais conceituado do país.

Fuligem serve, assim, de mote à exposição Estação Animar em exibição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, até 1 de junho. No percurso pelos vários compartimentos da galeria, o visitante é transportado para o interior da narrativa do filme podendo mesmo entrar a bordo de um comboio instalado no local para experimentar algumas das sensações da história.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa e com a colaboração do Arquivo Municipal de Vila do Conde, a exposição coletiva apresenta ainda algumas obras dos primórdios do cinema nacional que retratam as viagens de comboio, o meio de transporte em expansão no início do século XX, bem como uma seleção de fotografias alusivas à presença do comboio em Vila do Conde. Esta viagem no tempo revisita também alguns dos primeiros filmes de animação e autores como os irmãos Lumière ou Georges Méliès.

Explorando o imaginário e a imagética associada às viagens de comboio, a ANIMAR 10 vai, assim, transformar a galeria Solar numa grande estação de onde partem os comboios em direção aos diferentes destinos que os autores e as obras em exposição sugerem.

Texto C&H

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.