Andanças já arrancou em Castelo de Vide

andancasDecorre até 25 de agosto mais uma edição do Andanças. Este ano, o festival mudou-se de armas e bagagens do centro do país para o sul, mais exatamente para a Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.

Subordinado ao tema Descoberta, o Andanças volta a convidar ao convívio com a natureza e com inúmeras formas culturais, que vão desde os bailes populares com raízes em Portugal e no resto do mundo, ao cinema, passando por espetáculos de teatro, circo e dança.

O festival apresenta seis palcos de bailes, oficinas de dança e oficinas de aquecimento e  relaxamento  (Palco Socalcos, Palco Mimosas, Palco Menires, Palco Carvalhos, Palco Recanto) com programação contínua e em simultâneo entre as 9h30 e as 4h15; dois Palcos de concertos (Palco X e Palco Flutuante), um espaço  dedicado  aos  projetos  emergentes  e  espetáculos  de  maior  experimentação  artística (anfiteatro), uma zona dedicada a  crianças  e  famílias  com  programação  especializada  em  dois  espaços  em simultâneo – concertos,  oficinas  de  dança,  oficinas  de  aquecimento  /  relaxamento,  bailes, teatro, circo, contos, oficinas de instrumentos, … – este espaço abrange ainda o Espaço Bebé,  onde  as  crianças  mais  pequenas  fazem  as  suas  sestas  e  onde  existe  também programação específica (concertos de embalar e concertos para bebés); um espaço  para  a  experimentação  e  improvisação  musical para  músicos  e  não  músicos aprenderem e partilharem conhecimentos(Espaço Fónix ? coordenado pela associação Lud in); um espaço para contos, música e histórias à fogueira (Espaço Fogueira); um espaço para cinema (Espaço Cinema); um espaço para conversas, tertúlias, debates, reflexão (Bosque das Palavras); duas zonas para oficinas criativas, oficinas de instrumentos e oficinas de bioconstrução (Regatos); um espaço para oficinas gastronómicas(Forno) e uma zona para o convívio, onde acontecem também espetáculos de animação de rua, circo, teatro, instalações artísticas e cantares locais

Como vem sendo hábito, o festival convida ainda à participação em centenas de oficinas, que abordam mais de meia centena de danças, relaxamento, artes criativas e manualidades. Organizado uma vez mais pela PédeXumbo, o Andanças promove ainda a interação entre participantes – esperam-se cerca de 30 mil – e o parque natural onde está a decorrer. Um bom banho na barragem é, pois, um programa a ter conta.

O bilhete diário custa 25 euros e os passes variam entre os 40 euros (2 dias) e os 96 euros (para os 6 dias que restam. Os residentes no distrito de Portalegre têm direito a desconto e as crianças até aos 13 anos não pagam.

Texto de Alexandra Gil

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.