Ana Moura, Filipa Cardoso e Diogo Rocha São As Mais Recentes Confirmações do Caixa Alfama

Ana_Moura4

Ana Moura, Filipa Cardoso, Diogo Rocha, Cuca Roseta, Gonçalo Salgueiro e José Gonzalez são as mais recentes confirmações do Caixa Alfama 2015.

Ana Moura estreou-se há pouco mais de uma década, entre os seus inúmeros temas destaque para “Búzios” ou “Leva-me aos Fados”. Mais recentemente lançou Desfado, que concilia a a tradição com a contemporaneidade. Bem disposta e descontraída podemos vê-la recentemente em alguns Festivais de Fado no estrangeiro, ou por exemplo no EDPCoolJazz de 2014 a cantar com a diva da música cubana – Omara Portuondo, num claro exemplo da sua versatilidade, boa disposição e reconhecimento internacional. É uma das estrelas principais do firmamento fadista atual.

Filipa Cardoso cantou em público, pela primeira vez, aos 10 anos de idade, tendo começado a cantar em casas de fado de Alfama logo aos 15 anos. Venceu a grande noite do fado em 2004 passando a cantar em casas de Fado conhecidas. Em 2005 lança o álbum Fragmento do Fado e em 2009 Cumprir Seu Fado, com produção de Jorge Fernando e participação de Argentina Santos no tema “Fado da Herança”.

Diogo Rocha tem 31 anos e é conhecido pela garra e dedicação com que canta o Fado. Concorreu à Grande Noite do Fado, em Lisboa, com 12 anos de idade, e de novo com 16, mas desta vez no Porto, na categoria de sénior, onde conquistou o primeiro prémio. É atualmente voz residente numa casa de Fado em Alfama.

cucaroseta_nunofontinha_1303Cuca Roseta pertence à nova geração de fadistas. O mais recente trabalho Riû, editado em 2015, é uma viagem transatlântica que traz um enlace de géneros que vão do Fado à MPB e que conta com a participação de artistas conhecidos.

Gonçalo Salgueiro é conhecido das suas participações nas produções de Filipe La Féria. Com a soprano Elena Mosuc criou um espetáculo que junta ópera, fado e musical: OPERAFADO.

José Gonzalez , participou no espetáculo Jesus Cristo anda na Rua, vai trazer ao Caixa Alfama o seu trabalho mais recente Até Deus Gosta de Fado.

Nomes já confirmados: Ana Moura, Anabela, Ângelo Freire, António Chaínho e Convidados, Artur Batalha, Cuca Roseta, Diana Vilarinho, Diogo Rocha, Filipa Cardoso, Gonçalo Salgueiro, Joana Amendoeira, João Ferreira Rosa, José Gonçalez, Luisa Rocha, Marco Rodrigues, Maria João Quadros, Os Marialva, Pedro Moutinho, Raquel Tavares

Nesta edição o festival volta a contar com os espaços Palco Caixa junto ao Tejo, Museu do Fado com dois palcos, Largo das Alcaçarias, Igreja de São Miguel, palco Caixa Futuro na Sociedade Boa União, Grupo Sportivo Adicense, Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Igreja de Santo Estevão e Fado à Janela no Largo do Chafariz de Dentro e Largo de São Miguel.

O bilhete único, já se encontra à venda nos locais habituais por 38 euros. Nos dias do festival passa a 45 euros. Este bilhete deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado a partir de dia 17 de setembro. Essa pulseira dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um. Os clientes da Caixa Geral de Depósitos têm 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito na bilheteira do Museu do Fado.

Texto de Madalena Travisco
Fotos Arquivo C&H

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.