Ana Luísa Amaral Foi Distinguida Com O Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021

O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Universidade de Évora em 1997, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, foi atribuído este ano à escritora Ana Luísa Amaral.

O prémio destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

O júri decidiu por unanimidade atribuir o galardão a Ana Luísa Amaral, «uma das mais relevantes poetisas da atualidade» que, na sua obra traduzida para diversas línguas, aborda «a memória e a vindicação do feminismo português». «Desdobra-se em áreas tão diversas como a teoria e a prática literárias, reunindo ainda, pelo diálogo que estabelece com a tradição clássica e contemporânea, um conjunto de qualidades que apresentam o melhor dos processos de identificação da nova sociedade portuguesa», sublinhou igualmente o júri.

A cerimónia de entrega do prémio está agendada par o dia 1 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.