Amanhã Celebra-se o Dia da Europa – 9 de Maio

9maio_cartazLisboa junta-se às celebrações do Dia da Europa, com vários eventos e iniciativas a ter lugar no sábado dia 9, nomeadamente em Belém.

Pelas 11h00 está marcada a inauguração da Exposição Itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015, no Martim Moniz em Lisboa; seguida da entrega dos prémios do concurso escolar “Sonhar e Construir a Europa” organizado no âmbito do projeto, no Centro Cultural de Belém – Sala Luís de Freitas Branco, pelas 11h45.

A partir das 16h00 nos Jardins de Belém, mais exatamente junto ao mural evocativo dos Direitos Fundamentais da União Europeia no Jardim Vasco da Gama (frente aos Pastéis de Belém) vai atuar a Orquestra Geração e os alunos da Casa Pia, seguidas de intervenções pelo vereador das Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Carlos Manuel Castro, do presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçãs, e da embaixadora da Letónia, Alda Vanaga, em representação da presidente do Conselho da União Europeia.

E será também atualizado o mural com a inscrição dos três países que aderiram recentemente à União Europeia – Bulgária, Croácia e Roménia.

No CCB, pelas 16h30, tem lugar a conferência “À conversa com Carlos Moedas” e entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo Canvas.

O espaço do Centro Cultural de Belém será ainda animado com atuações do Chapitô e da Orquestra Nova Geração; e estará patente uma tapeçaria produzida pelos alunos de Belas Artes da Universidade Lusófona que organizarão e animarão também uma pintura coletiva. Serão projetadas curtas-metragens sobre casos de sucesso de criação de emprego, mediante a atribuição de fundos do FSE e realizar-se-á a sessão de encerramento da iniciativa Pensar Europa.

Nesse dia assinala-se também a passagem de 30 anos sobre a adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

A iniciativa tem organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia de Belém e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

O Dia da Europa foi instituído em 1985, na Cimeira de Milão pelos Chefes de Estado e de Governo dos países membros de então, que escolheram a data por ser considerada o dia da criação da União Europeia, uma vez que foi a 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman (então ministro francês dos Negócios Estrangeiros), proclamou a famosa Declaração Schuman, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet (tido como o pai da União Europeia) e deu origem à União Europeia, com base nos valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e também tendo por base uma herança cultural comum.

Desde 1986, todos os anos, a 9 de Maio os países membros da União assinalam a data com eventos, especialmente em Bruxelas e Estrasburgo, altura em que as instituições europeias abrem as portas ao público a 2 de maio, em Estrasburgo, e a 9 de maio, em Bruxelas e no Luxemburgo.

Por Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.