AmadoraBD 2015 arranca esta semana

Festival de Banda Desenhada da Amadora 2015É de 23 de outubro a 8 de novembro que decorre mais uma edição do AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada. O evento tem lugar no Fórum Luís de Camões, na Amadora, e outros locais da região de Lisboa.

Subordinado ao tema A Criança na BD, o festival assinala o centenário de Quim e Manecas, personagens criadas por Stuart Carvalhais, tido como o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social do início do século XX. A dupla marca assim presença na exposição central comissariada por João Paulo de Paiva Boléo em colaboração com Pedro Moura, que mostra como a Criança se apresenta como símbolo de descobertas, aprendizagem, imaginação e liberdade, em histórias infantis e para adultos.

Outra das exposições em destaque é a dedicada ao ano editorial português, comissariada por Sara Figueiredo e Luís Salvado, em que é possível apreciar a pluralidade de títulos publicados no território nacional desde a última edição do AmadoraBD.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

A destacar ainda as mostras alusivas aos álbuns galardoados em diferentes categorias nos Prémios de Banda Desenhada 2014. Da lista constam Zona de Desconforto, de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista (Chili com Carne/Melhor Álbum Português); A Batalha de 14 de Agosto de 1385, de Pedro Massano (Gradiva/Melhor Desenho para Álbum Português); Hawk, de André Oliveira (Kingpin Books/Melhor Argumento de Álbum Português); As Serpentes de Água, de Tony Sandoval (Kingpin Books/Melhor Álbum de Autor Estrangeiro); No Presépio, de Álvaro (Insónia/Álvaro Santos/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas) e Lôá Perdida no Paraíso, de Vera Tavares (Tinta da China/Melhor Ilustração Infantil).

Texto de Alexandra Gil, fotos de Tânia Fernandes (editadas a 24.10.2015)

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.