Amadora BD 2018 Arranca Hoje

A partir de hoje e até dia 11 de novembro, a 29ª edição da Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada vai invadir o Fórum Luís de Camões, na Amadora, que este ano tem o Brasil como país convidado.

A programação do festival inclui exposições, concursos de BD e ilustrações, lançamentos e apresentações de livros, estreia de filmes, prémios nacionais de BD, oficinas, entre outras atividades, bem como o programa paralelo Amadora BD Júnior, com atividades para os mais jovens.

O autor português em destaque nesta edição é Francisco Sousa Lobo, com uma exposição sobre a sua obra, em especial Deserto e Nuvem, numa mostra comissariado por Tiago Baptista.

Comissariado por Nelson Dona, a exposição Era Uma Vez Um País…Maravilhoso, apresenta um conjunto de autores brasileiros, premiado nacional ou internacionalmente, e que produzem histórias de BD sobre temas fraturantes da sociedade brasileira. Também com coordenação de Nelson Dona, a exposição As Melhores BD a Descobrir – Prémios dos Festivais apresenta os trabalhos galardoados internacionalmente, como melhor álbum, nos festivais estrangeiros.

Nota para a mostra Artur Correia – O Risco Como Vocação, numa revisitação ao trabalho do ilustrador falecido este ano.

Estarão ainda patentes a mostra sobre Álvaro, galardoado com o melhor álbum de Tiras Humorísticas, Prémio Nacional de BD Amadora 2017, Conversas com os Putos; a exposição sobre Amanda Baena, distinguida com o melhor desenho para álbum português, PNBD Amadora 2017, Bruma; e a mostra dedicada a Nádia e Tiago Albuquerque, que receberam o Prémio de Melhor Ilustrador, pelo livro Sou um Lince Ibérico.

O Amadora BD 2018 conta ainda com a exposição BD Desenhada, uma edição especial ilustrada e “Lembre-se, o Metro é de Todos”, campanha que usa a linguagem de BD para partilhar comportamentos e boas práticas.

Os visitantes poderão ainda visitar as exposições Maria e Salazar, de Robin Walter; Watchers branco vs vermelho, de Luís Louro. A multiplicidade do ato de leitura em livros ilustrados e de BD publicados no último ano estará patente na exposição Ano Editorial Português 2017-2018, comissariada por Pedro Moura e Sílvia Silva.

O Festival conta ainda com a apresentação do Concurso Nacional de BD e Concurso Municipal de Ilustração, promovidos pela Câmara Municipal de Amadora; a estreia do filme Mais um Dia de Vida; A celebração do Dia do Festival de BD na FNAC de Alfragide, com um conjunto de atividades; a exposição Gente da Amadora – Histórias e Memórias Ilustradas, na Galeria Municipal Artur Bual; lançamentos e apresentações de livros e a Cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de BD 2018, no Recreios da Amadora.

As exposições patentes contam com visitas guiadas, visitas não guiadas e visitas com oficinas.

Nesta edição vão marcar presença as editoras Âncora, Arte de Autor, Babel, Chili com Carne, Comic Heart, Dr. Kartoon, Gfloy, Goody, KingPin Books, Levoir, Leya (ASA), Livraria Devir,  Planeta, e Polvo.

A Amadora BD pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 21h00. Os bilhetes estão à venda no local e são gratuitos até aos 12 anos, e 3 euros para o público em geral. Há ainda um Livre-Trânsito por 10 euros (mediante inscrição na base de dados do Amadora BD).

Completam a programação várias outras iniciativas, incluídas na Programação Paralela, com entrada gratuita, no Cinema Ideal, Fnac de Alfragide – C.C. Alegro, Dia do Festival de Banda Desenhada na Amadora, Galeria Municipal Artur Bual – Casa Aprígio Gomes, e Núcleo Autores Brasileiros no Chiado em Lisboa (A visitar: Casa do Brasil, Centro Nacional de Cultura, Chiado Vintage (loja), Fábrica Features (loja) e Ponto das Artes (loja), e Recreios da Amadora.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.