Alqueva Desafia Portugal com Projeto Ambicioso

alqueva (4)Começa o ano e as várias entidades e regiões de turismo do país apresentam os seus projetos e seu plano de acção para o ano e futuro próximo. A ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, também conhecido como Grande Lago apresentou recentemente o seu projeto e objetivos para os próximos seis anos, com uma forte aposta no turismo: Alqueva Desafia Portugal é o mote.

A ATLA, criada em 2005, é constituída atualmente pelos Municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa e pelos Ayuntamientos espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno, a associação pretende dinamizar e valorizar a região do Alqueva – o maior lago artificial da Europa com 250 km2, quer em Portugal quer em Espanha.

Para cumprir os seus objetivos a ATLA elaborou um plano de acção, assente em quatro eixos considerados estratégicos: Ambiente e Ordenamento do Território; Inovação, Empreendedorismo e Competitividade; Turismo; e Ações transversais aos demais eixos e com um investimento previsto de 96 milhões de euros, provenientes de agentes públicos e privados.

Como pontos fortes da região, a ATLA aposta na “combinação Sol, espaço físico com bons solos e água”, na dimensão ambiental da região, na sua fauna e flora, na riqueza patrimonial existente; na possibilidade de produção de energias renováveis, no Turismo e na Agricultura e no AgroTurismo.

É nestes dois pontos que entram a oferta gastronómica de excelência, a qualidade dos azeites e dos vinhos, de que é expoente máximo Reguengos de Monsaraz – Capital Europeia do Vinho em 2015, a integração da cozinha alentejana na Gastronomia Mediterrânica; a qualidade do Céu para a observação estrelar com a criação da primeira reserva Dark Sky, com certificação da Fundação Starlight Tourism Destination e uma vasta rede de apoio.

No campo da Cultura, destaque para a recente elevação do “Cante Alentejano” a Património Imaterial da Humanidade, e para o vasto Património do Alentejo. Tudo razões que fazem do Alentejo um dos destinos turísticos internacionais mais apetecíveis, segundo os responsáveis da ATLA, e que fazem também com que o Alqueva, e o Alentejo sejam uma força de motivação para o desenvolvimento e crescimento do país.

Entre as várias acções previstas no futuro, destacam-se o desenvolvimento e execução do Parque Temático de Alqueva, (a cargo do governo espanhol); a criação de circuitos e rotas temáticas; a criação de um Centro de Interpretação da Água; desenvolvimento de um programa de animação, Lazer e Cultura; Rede de postos de informação; e potenciação do Turismo Sénior e de Saúde e ainda, outras ideias ditas inovadoras, como por exemplo a construção de albergues de porta aberta, que servem para o turismo ecológico em que o visitante percorre o espaço a pé ou de bicicleta e precisa de portos de abrigo – segundo revelou José Salema, presidente da EDIA.

Por Elsa Furtado
Fotos de Francisco Padrão Mota e Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.