Almas Negras Venceu a 8ª Edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Anime_nereAlmas Negras/Anime Nere, de Francesco Munzi foi o grande vencedor da 8ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, anunciado no passado dia 2 de abril.

Com estreia prevista para breve nas salas nacionais, o filme fez furor no Festival de Veneza, tendo sido um dos favoritos ao Leão de Ouro. A esta obra escolhida por unanimidade junta-se Le Cose Belle, documentário de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, a que foi atribuída uma menção especial. A obra realizada ao longo de dez anos conta a dura vida de quatro jovens na cidade de Nápoles, conseguiu ainda ser vencer o Prémio do Público Canais TVCine & Séries.

Em competição estavam ainda Idade à Flor da Pele/Short Skin, de Duccio Chiarini; In grazia di Dio, de Edoardo Winspeare; Incompresa, de Asia Argento e Più Buio Di Mazzanote, de Sebastiano Riso.

O júri, esse foi composto pela jornalista e subdiretora do Diário de Notícias Ana Sousa Dias; Francesco di Pace, crítico de cinema, jornalista e delegado-geral da Semana Internacional da Crítica do Festival de de Veneza, Lidia Ramogida, antiga diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Rodrigo Francisco, diretor do Festival de Teatro de Almada.

De acordo com a organização, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano teve salas cheias, com ¼ das sessões esgotadas, tendo ultrapassado os 10 mil espetadores, o que corresponde a um aumento de 35 por cento relativamente à última edição.

A retrospetiva de Sergio Leone continua até 24 de abril, na Cinema Portuguesa – Museu do Cinema. O festival segue agora para o Porto (9 a 12 de abril), Évora (15 a 18 de abril), Caldas da Rainha (25 a 27 de abril), Loulé (1 a 3 de maio) e Coimbra (5 a 7 de maio) Mais datas serão anunciadas em breve, devendo a festa viajar, em junho, para Angola e Moçambique.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, MIBAC Direzione Cinema, Cinecittà Luce, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge. O festival teve ainda o apoio dos canais TVCine & Séries, Generali, Lavazza, Fiat e TAP.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.